Hypertext Transfer Protocol ou HTTP para os mais íntimos é um conjunto de regras para transferência de dados como arquivos de texto, imagens, audio, vídeo e outros arquivos multimedia. Quando você digita um site em seu navegador, ele por trás dos panos está enviando uma requisição HTTP solicitando a página desejada para algum servidor web. Pense nos protocolos da internet como regras de trânsito, elas são necessárias para que todos os carros (dados) consigam chegar em seu destino (cliente). Saiba mais sobre o HTTP.

A seguir está uma lista de códigos de resposta em HTTP. Os códigos (codes) são usados para informar o lado do cliente o estado (status) das suas requisições, afim de padronizar e facilitar a comunicação entre eles. O primeiro dígito de cada código de status indica a qual das cinco classes de resposta ele pertence.

1XX – Informativa

Indica que a requisição foi recebida e entendida. Essa resposta é enviada enquanto o processamento da requisição ainda está em andamento. Serve para alertar ao cliente que ele pode esperar por uma resposta final.

CódigoStatusDescrição
100ContinuarSignifica que o servidor recebeu os cabeçalhos da solicitação, e que o cliente deve proceder para enviar o corpo do pedido,
101Mudança de protocolosSignifica que o solicitante pediu ao servidor para mudar os protocolos e o servidor está reconhecendo que irá fazê-lo.
102Em Processamento Significa que o servidor entendeu a solicitação mas que irá demorar para processar e não terá uma resposta imediata, enviando esse status para impedir que o usuário fique esperando e ultrapasse o limite de tempo da requisição.

2XX – Sucesso

Esta classe de códigos de status indica que a requisição do cliente foi recebida, compreendida, aceita e processada com sucesso.

CódigoStatusDescrição
200OKO pedido foi aceito e a resposta enviada.
201 CriadoO pedido foi aceito e um novo recurso foi criado.
202 AceitoO pedido foi aceito para processamento, mas o processamento ainda não foi concluído.
203Informação Não AutoritáriaO servidor processou a solicitação com sucesso, mas está retornando informações que podem ser de outra fonte, por exemplo, de um cache.
204Nenhum ConteúdoO servidor processou a solicitação com sucesso, mas não existe nenhuma resposta.
205ResetarAvisa o agente para resetar o documento que fez a requisição.
206Conteúdo ParcialO servidor está entregando apenas parte do recurso devido a um cabeçalho intervalo enviados pelo cliente. Esse intervalo é muito utilizado para conseguir retomar downloads interrompidos.

3XX – Redirecionamento

O solicitante deve tomar medidas adicionais para completar a requisição. Essa classe de código de status indica que a ação ainda precisa de alguma ação pelo usuário. A ação necessária pode ser realizada pelo agente, sem interação com o usuário, se e somente se o método utilizado no segundo pedido é GET ou HEAD. Normalmente 5 é o limite para redirecionamentos nessa classe, de modo a evitar problemas com interações infinitas entre as requisições.

CódigoStatusDescrição
300Múltipla escolhaIndica mais opções para uma mesmo recurso. Pode ser usado para apresentar opções para formatos diferentes de vídeos ou imagens.
301Movido PermanentementeEsta e todas as solicitações futuras devem ser direcionadas para uma nova URI.
302EncontradoEste código de resposta significa que o URI do recurso solicitado foi alterado temporariamente. Outras alterações no URI podem ser feitas no futuro. Portanto, esse mesmo URI deve ser usado pelo cliente em solicitações futuras.
303Consulte OutrosO servidor enviou esta resposta para direcionar o cliente a obter o recurso solicitado em outro URI com uma solicitação GET.
304Não modificadoIsso é usado para fins de cache. Ele informa ao cliente que a resposta não foi modificada, para que o cliente possa continuar a usar a mesma versão em cache da resposta.
307Redirecionamento temporárioNesta ocasião, o pedido deve ser repetido com outro URI, mas futuras solicitações ainda pode usar o URI original. Em contraste com o 303, o método de pedido não deve ser mudado quando a reedição do pedido original. Por exemplo, uma solicitação POST deve ser repetido com outro pedido POST.
308Redirecionamento permanenteIndica que o recurso foi movido para um novo URI permanente e todas as requisições futuras devem usar um dos URIs retornados. Os códigos 307 e 308 são similares ao comportamento dos códigos 302 e 301, mas não permitem que o método HTTP seja modificado.

4XX – Erro de cliente

A classe 4XX de status é destinado para avisar um possível erro na requisição do usuário. O servidor deve incluir uma resposta que contenha uma possível explicação sobre o erro, e se é uma situação temporária ou permanente.

CódigoStatusDescrição
400Requisição InválidaO pedido não pôde ser entregue por algum erro na requisição do lado do usuário.
401Não AutorizadoO recurso solicitado precisa de autenticação e a mesma não foi fornecida.
403ProibidoO pedido é reconhecido pelo servidor mas o usuário não tem permissão para acessar. Normalmente usado para quando o usuário está autenticado mas não tem a permissão necessária para acessar esse recurso.
404Não EncontradoO recurso solicitado não foi encontrado.
405Método não PermitidoFoi feita uma solicitação para um recurso usando um método de pedido que não é aceito, por exemplo, usando GET em um recurso que aceita apenas POST.
406Não AceitávelEsta resposta é enviada quando o servidor web, após realizar a negociação de conteúdo baseada no servidor , não encontra nenhum conteúdo que esteja de acordo com os critérios fornecidos pelo agente do usuário.
407Autenticação de Proxy NecessáriaSemelhante ao 401, mas a autenticação deve ser feita por um proxy.
408Tempo de Requisição Esgotada (Timeout)Esta resposta é enviada em uma conexão ociosa por alguns servidores, mesmo sem qualquer solicitação prévia do cliente. Isso significa que o servidor deseja encerrar esta conexão não utilizada.
409Conflito geralEssa resposta é enviada quando uma solicitação entra em conflito com o estado atual do servidor.
410Deletado (Gone)Esta resposta é enviada quando o conteúdo solicitado foi excluído permanentemente do servidor, sem endereço de encaminhamento.
411Comprimento NecessárioO servidor rejeitou a solicitação porque o Content-Length campo do cabeçalho não está definido e o servidor o exige.
412Pré-condição FalhouO cliente indicou pré-condições em seus cabeçalhos que o servidor não atende.
413Solicitação muito GrandeA solicitação é maior do que o servidor está disposto ou é capaz de processar.
414Pedido-URI Too LongO URI solicitado pelo cliente é mais longo do que o servidor está disposto a interpretar.
415Tipo de Mídia não SuportadoO formato de mídia dos dados solicitados não é compatível com o servidor, portanto, o servidor está rejeitando a solicitação.
416Faixa não SatisfatóriaO intervalo especificado pelo Range no campo de cabeçalho na solicitação não pode ser atendido. É possível que o intervalo esteja fora do tamanho dos dados do URI de destino.
417Falha na ExpectativaEste código de resposta significa que a expectativa indicada pelo Expectno campo do cabeçalho da solicitação não pode ser atendida pelo servidor.
418Eu sou um Bule de CháEste código foi definido em 1998 como uma das tradicionais brincadeiras de 1º de abril, e não é esperado para ser implementado por servidores HTTP reais.
422Entidade não ProcessávelO pedido foi bem formado, mas era incapaz de ser seguido devido a erros de semântica.
423FechadoO recurso que está sendo acessado está bloqueado.
424Falha de DependênciaA solicitação falhou devido à falha de uma solicitação anterior (por exemplo, um PROPPATCH).
425Muito CedoIndica que o servidor não está disposto a correr o risco de processar um pedido que pode ser reproduzido.
426Atualização ObrigatóriaO servidor se recusa a realizar a solicitação usando o protocolo atual, mas pode estar disposto a fazê-lo depois que o cliente atualizar para um protocolo diferente.
429Pedidos em ExcessoO usuário enviou muitas solicitações em um determinado período de tempo, usado para limitar a quantidade de requisições feitas pelo usuário.

5XX – Outros Erros

Essa categoria contem erros genéricos ou não tratados pelo lado do servidor.

CódigoStatusDescrição
500Erro Interno do ServidorO servidor recebeu a requisição, mas encontrou um erro que não soube como tratar.
501Não ImplementadoO servidor ainda não suporta a funcionalidade ativada.
502Bad GatewayEssa resposta de erro significa que o servidor, enquanto trabalhava como um gateway para obter uma resposta necessária para lidar com a solicitação, obteve uma resposta inválida.
503Serviço IndisponívelO servidor está em manutenção ou não consegue dar conta dos processamentos de recursos devido à sobrecarga do sistema. Isto deve ser uma condição temporária.
504Gateway Time-OutÉ caracterizado por erros particulares do site em questão. Pode ser que o site esteja em manutenção ou não exista.
505HTTP Version not supportedA versão HTTP usada na solicitação não é compatível com o servidor.
0 0 voto
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x