Henrique Marques Fernandes https://marquesfernandes.com Tecnologia, desenvolvimento e design Fri, 04 Sep 2020 21:58:40 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.5.1 https://marquesfernandes.com/wp-content/uploads/2019/02/henrique-marques-fernandes-logo-150x150.png Henrique Marques Fernandes https://marquesfernandes.com 32 32 158305806 Exemplos de Páginas 404 Criativas – Não Encontrado https://marquesfernandes.com/design/exemplos-paginas-404-criativas-nao-encontrado/ https://marquesfernandes.com/design/exemplos-paginas-404-criativas-nao-encontrado/#respond Fri, 04 Sep 2020 21:49:50 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=10162

Uma página de erro 404 divertida e bonita mostra que você se preocupa com seus usuários e pode ser uma maneira inteligente de mostrar a personalidade da sua marca.

O post Exemplos de Páginas 404 Criativas – Não Encontrado apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Uma página de erro 404 divertida e bonita mostra que você se preocupa com seus usuários e pode ser uma maneira inteligente de mostrar a personalidade da sua marca.

Poucas empresas dão a devida atenção para a página de não encontrado, porém é importante pensar no seu usuário em todos os fluxos possíveis, até os inesperados.

Uma página de não encontrado pode trazer informações úteis para o seu cliente, direcionando e fazendo com que ele não saia do seu site.

Abaixo você irá encontrar algumas empresas que desenvolveram páginas criativas para o erro 404 e lidaram com excelência esse erro inesperado em seus sites.

1. Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores 404

Independente da sua posição política, não podemos deixar de reconhecer o excelente trabalho dos designers do site do Partido dos Trabalhadores. Usando um dos traços mais conhecidos do político mais famoso do PT, os designers encontraram uma maneira criativa e bem humorada de apresentar esse erro para seus usuários.

2. Nubank

O Nubank desenvolveu uma página extremamente simples, porém eficiente. Eles aproveitaram o possível erro do usuário para vincular com outras coisas negativas que os concorrentes têm e eles não.

3. Amazon

A página da Amazon é simples, porém agradável. Exibindo de uma maneira legível o erro e convidando o usuário para retornar a sua página inicial. Cada vez que você acessa uma página de erro 404 um cachorro que trabalha na Amazon diferente é exibido.

4. awwwards

awwwards 404

A awwwards criou uma página também simples, exibindo algumas informações possivelmente úteis para o seu usuário no rodapé.

5. Canva

Canva 404

A ferramenta Canva pensou em uma maneira diferente para sua página de não encontrado. Ao entrar em alguma URL inexistente um jogo de quebra cabeça é exibido, junto com um link para retornar a página inicial.

6. Ebay

Ebay 404

A página do Ebay exibe uma imagem e mensagem descontraída com um link para a área de suporte. Eles utilizam o rodapé também para exibir algumas ofertas de seu site.

7. Mailchimp

Mailchimp 404

A página de erro do Mailchimp, embora sem tradução para o português ainda, traz um desenho animado do que parece ser um cavalo procurando algo em um buraco e um botão redirecionando para a página inicial do site.

8. Medium

Medium 404

A mensagem de erro 404 é alta e clara, mas também não conta com tradução para o português. E de maneira engraçada a página recomenda artigos de sua plataforma sobre “estar se sentindo perdido”.

9. Lego

Lego 404

Um pouco de emoção pode resgatar uma situação ruim, mesmo que seja apenas a expressão de um brinquedo de plástico virtual.

10. Disney

Disney 404

A página da Disney exibe uma mensagem simples com um botão para a página inicial com uma expressão divertida de um de seus personagens.

O post Exemplos de Páginas 404 Criativas – Não Encontrado apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/design/exemplos-paginas-404-criativas-nao-encontrado/feed/ 0 10162
Como Mover o Windows 10 para um SSD/HDD Novo https://marquesfernandes.com/tecnologia/como-mover-o-windows-10-para-um-ssd-hdd-novo/ https://marquesfernandes.com/tecnologia/como-mover-o-windows-10-para-um-ssd-hdd-novo/#respond Fri, 04 Sep 2020 20:45:24 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=10130

Você comprou um SSD ou um HD novo para o seu computador, ou talvez até para o seu notebook, e está se perguntando: existe alguma maneira fácil para migrar toda a minha instalação do sistema operacional Windows 10 para o novo disco? A reposta é sim!

O post Como Mover o Windows 10 para um SSD/HDD Novo apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Você comprou um SSD ou um HD novo para o seu computador, ou talvez até para o seu notebook, e está se perguntando: existe alguma maneira fácil para migrar toda a minha instalação do sistema operacional Windows 10 para o novo disco? A reposta é sim!

Existem algumas maneiras de fazer o clone e migração para um novo disco sem precisar reinstalar nada. Neste tutorial iremos realizar esse processo usando a versão gratuita do EaseUS.

1. Faça um Backup

Essa etapa é importante sempre que você fizer alterações críticas em seu computador. Realize um backup para um lugar seguro, seja nuvem ou um disco externo, de todos os seus documentos, fotos e arquivos importantes. Nenhum método é 100% garantido, então se prevenir para erros inesperados é importante.

2. Faça uma Limpeza no seu Computador

O processo de migração pode levar alguns bons minutos, então para facilitar e acelerar o processo é importante limpar o seu computador de qualquer arquivo ou programa não utilizado, quanto menor for a quantidade de armazenamento para a migração, mais rápido ela será.

2.1. Limpeza de Disco

O primeiro passo é fazer uma limpeza de disco, você consegue acessar esse programa digitando “Limpeza de Disco” no menu iniciar. Selecione os arquivos a serem excluídos e pressione OK. Essa etapa pode levar alguns minutos dependendo da quantidade de arquivos a serem excluídos.

Limpeza de Disco

2.2. Desinstale Programas não Utilizados

Acesse o painel de controle digitando “Painel de Controle” em seu menu inicial e procure a opção “Desinstalar um Programa“.

Nessa tela você encontrará todos os programas instalados em seu computador, verifique a lista e desinstale qualquer programa que você não utilize mais.

2.3. Limpeza Manual

Navegue pelas suas pastas, principalmente as pastas de Documentos, Imagens e Downloads e delete todos os arquivos que você não precisará mais. Muitos usuários esquecem de limpar a pasta Downloads, o que pode acarretar diversos arquivos baixados sem necessidade que sobrecarregam o armazenamento do seu computador.

3. Instale o Programa de Migração

O Windows 10 não oferece uma maneira nativa e simples para clonar e trocar seu sistema operacional para um disco rígido novo. Para isso precisaremos baixar e instalar o programa EaseUS.

4. Selecione o Disco de Origem

A primeira etapa é selecionar o disco de origem, ou seja, o disco em que o Windows 10 está instalado. Lembrando que o tamanho ocupado pelo disco de origem tem que ser menor ou igual ao tamanho disponível do disco novo. Clique no menu lateral para entrar na ferramenta de clonagem e selecione o disco inteiro que contém a instalação do seu sistema operacional, clique em avançar.

Selecione o Disco de Origem

5. Selecione o Disco de Destino

Agora precisamos selecionar o disco de destino, o disco para qual queremos mover a instalação do Windows 10.

Selecione o Disco de Destino

5.1. Migrando para SSD

Se você estiver migrando a instalação para um disco do tipo SSD, é recomendado que você clique em “Opções avançadas” e selecione a opção “Otimizar para SSD”.

Migrando para SSD

Clique em avançar e comece o processo de clonagem do disco rígido, lembrando que isso deletará todos os arquivos do disco de destino. Essa etapa pode levar alguns minutos, tudo dependerá da velocidade do seu computador e da quantidade de arquivos a serem migrados para o novo disco.

6. Configure o seu Boot

Essa etapa pode ser a mais chatinha, se você não for usar mais o HD antigo, pode apenas desconectar e tentar reiniciar o computador, ele já deverá ser capaz de identificar o novo disco. Agora se você pretende manter os dois discos instalados para usar o antigo posteriormente como mais espaço para armazenamento, você precisará entrar na sua BIOS e configurar a ordem do boot, deixando o novo disco como o primeiro na ordem do boot loader.

O post Como Mover o Windows 10 para um SSD/HDD Novo apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/tecnologia/como-mover-o-windows-10-para-um-ssd-hdd-novo/feed/ 0 10130
Lista Completa de Códigos HTTP https://marquesfernandes.com/tecnologia/lista-completa-de-codigos-http/ https://marquesfernandes.com/tecnologia/lista-completa-de-codigos-http/#respond Fri, 04 Sep 2020 19:35:33 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=10104

A seguir está uma lista de códigos de resposta em HTTP. Os códigos (codes) são usados para informar o lado do cliente o estado (status) das suas requisições, afim de padronizar e facilitar a comunicação entre eles. O primeiro dígito de cada código de status indica a qual das cinco classes de resposta ele pertence.

O post Lista Completa de Códigos HTTP apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Hypertext Transfer Protocol ou HTTP para os mais íntimos é um conjunto de regras para transferência de dados como arquivos de texto, imagens, audio, vídeo e outros arquivos multimedia. Quando você digita um site em seu navegador, ele por trás dos panos está enviando uma requisição HTTP solicitando a página desejada para algum servidor web. Pense nos protocolos da internet como regras de trânsito, elas são necessárias para que todos os carros (dados) consigam chegar em seu destino (cliente). Saiba mais sobre o HTTP.

A seguir está uma lista de códigos de resposta em HTTP. Os códigos (codes) são usados para informar o lado do cliente o estado (status) das suas requisições, afim de padronizar e facilitar a comunicação entre eles. O primeiro dígito de cada código de status indica a qual das cinco classes de resposta ele pertence.

1XX – Informativa

Indica que a requisição foi recebida e entendida. Essa resposta é enviada enquanto o processamento da requisição ainda está em andamento. Serve para alertar ao cliente que ele pode esperar por uma resposta final.

CódigoStatusDescrição
100ContinuarSignifica que o servidor recebeu os cabeçalhos da solicitação, e que o cliente deve proceder para enviar o corpo do pedido,
101Mudança de protocolosSignifica que o solicitante pediu ao servidor para mudar os protocolos e o servidor está reconhecendo que irá fazê-lo.
102Em Processamento Significa que o servidor entendeu a solicitação mas que irá demorar para processar e não terá uma resposta imediata, enviando esse status para impedir que o usuário fique esperando e ultrapasse o limite de tempo da requisição.

2XX – Sucesso

Esta classe de códigos de status indica que a requisição do cliente foi recebida, compreendida, aceita e processada com sucesso.

CódigoStatusDescrição
200OKO pedido foi aceito e a resposta enviada.
201 CriadoO pedido foi aceito e um novo recurso foi criado.
202 AceitoO pedido foi aceito para processamento, mas o processamento ainda não foi concluído.
203Informação Não AutoritáriaO servidor processou a solicitação com sucesso, mas está retornando informações que podem ser de outra fonte, por exemplo, de um cache.
204Nenhum ConteúdoO servidor processou a solicitação com sucesso, mas não existe nenhuma resposta.
205ResetarAvisa o agente para resetar o documento que fez a requisição.
206Conteúdo ParcialO servidor está entregando apenas parte do recurso devido a um cabeçalho intervalo enviados pelo cliente. Esse intervalo é muito utilizado para conseguir retomar downloads interrompidos.

3XX – Redirecionamento

O solicitante deve tomar medidas adicionais para completar a requisição. Essa classe de código de status indica que a ação ainda precisa de alguma ação pelo usuário. A ação necessária pode ser realizada pelo agente, sem interação com o usuário, se e somente se o método utilizado no segundo pedido é GET ou HEAD. Normalmente 5 é o limite para redirecionamentos nessa classe, de modo a evitar problemas com interações infinitas entre as requisições.

CódigoStatusDescrição
300Múltipla escolhaIndica mais opções para uma mesmo recurso. Pode ser usado para apresentar opções para formatos diferentes de vídeos ou imagens.
301Movido PermanentementeEsta e todas as solicitações futuras devem ser direcionadas para uma nova URI.
302EncontradoEste código de resposta significa que o URI do recurso solicitado foi alterado temporariamente. Outras alterações no URI podem ser feitas no futuro. Portanto, esse mesmo URI deve ser usado pelo cliente em solicitações futuras.
303Consulte OutrosO servidor enviou esta resposta para direcionar o cliente a obter o recurso solicitado em outro URI com uma solicitação GET.
304Não modificadoIsso é usado para fins de cache. Ele informa ao cliente que a resposta não foi modificada, para que o cliente possa continuar a usar a mesma versão em cache da resposta.
307Redirecionamento temporárioNesta ocasião, o pedido deve ser repetido com outro URI, mas futuras solicitações ainda pode usar o URI original. Em contraste com o 303, o método de pedido não deve ser mudado quando a reedição do pedido original. Por exemplo, uma solicitação POST deve ser repetido com outro pedido POST.
308Redirecionamento permanenteIndica que o recurso foi movido para um novo URI permanente e todas as requisições futuras devem usar um dos URIs retornados. Os códigos 307 e 308 são similares ao comportamento dos códigos 302 e 301, mas não permitem que o método HTTP seja modificado.

4XX – Erro de cliente

A classe 4XX de status é destinado para avisar um possível erro na requisição do usuário. O servidor deve incluir uma resposta que contenha uma possível explicação sobre o erro, e se é uma situação temporária ou permanente.

CódigoStatusDescrição
400Requisição InválidaO pedido não pôde ser entregue por algum erro na requisição do lado do usuário.
401Não AutorizadoO recurso solicitado precisa de autenticação e a mesma não foi fornecida.
403ProibidoO pedido é reconhecido pelo servidor mas o usuário não tem permissão para acessar. Normalmente usado para quando o usuário está autenticado mas não tem a permissão necessária para acessar esse recurso.
404Não EncontradoO recurso solicitado não foi encontrado.
405Método não PermitidoFoi feita uma solicitação para um recurso usando um método de pedido que não é aceito, por exemplo, usando GET em um recurso que aceita apenas POST.
406Não AceitávelEsta resposta é enviada quando o servidor web, após realizar a negociação de conteúdo baseada no servidor , não encontra nenhum conteúdo que esteja de acordo com os critérios fornecidos pelo agente do usuário.
407Autenticação de Proxy NecessáriaSemelhante ao 401, mas a autenticação deve ser feita por um proxy.
408Tempo de Requisição Esgotada (Timeout)Esta resposta é enviada em uma conexão ociosa por alguns servidores, mesmo sem qualquer solicitação prévia do cliente. Isso significa que o servidor deseja encerrar esta conexão não utilizada.
409Conflito geralEssa resposta é enviada quando uma solicitação entra em conflito com o estado atual do servidor.
410Deletado (Gone)Esta resposta é enviada quando o conteúdo solicitado foi excluído permanentemente do servidor, sem endereço de encaminhamento.
411Comprimento NecessárioO servidor rejeitou a solicitação porque o Content-Length campo do cabeçalho não está definido e o servidor o exige.
412Pré-condição FalhouO cliente indicou pré-condições em seus cabeçalhos que o servidor não atende.
413Solicitação muito GrandeA solicitação é maior do que o servidor está disposto ou é capaz de processar.
414Pedido-URI Too LongO URI solicitado pelo cliente é mais longo do que o servidor está disposto a interpretar.
415Tipo de Mídia não SuportadoO formato de mídia dos dados solicitados não é compatível com o servidor, portanto, o servidor está rejeitando a solicitação.
416Faixa não SatisfatóriaO intervalo especificado pelo Range no campo de cabeçalho na solicitação não pode ser atendido. É possível que o intervalo esteja fora do tamanho dos dados do URI de destino.
417Falha na ExpectativaEste código de resposta significa que a expectativa indicada pelo Expectno campo do cabeçalho da solicitação não pode ser atendida pelo servidor.
418Eu sou um Bule de CháEste código foi definido em 1998 como uma das tradicionais brincadeiras de 1º de abril, e não é esperado para ser implementado por servidores HTTP reais.
422Entidade não ProcessávelO pedido foi bem formado, mas era incapaz de ser seguido devido a erros de semântica.
423FechadoO recurso que está sendo acessado está bloqueado.
424Falha de DependênciaA solicitação falhou devido à falha de uma solicitação anterior (por exemplo, um PROPPATCH).
425Muito CedoIndica que o servidor não está disposto a correr o risco de processar um pedido que pode ser reproduzido.
426Atualização ObrigatóriaO servidor se recusa a realizar a solicitação usando o protocolo atual, mas pode estar disposto a fazê-lo depois que o cliente atualizar para um protocolo diferente.
429Pedidos em ExcessoO usuário enviou muitas solicitações em um determinado período de tempo, usado para limitar a quantidade de requisições feitas pelo usuário.

5XX – Outros Erros

Essa categoria contem erros genéricos ou não tratados pelo lado do servidor.

CódigoStatusDescrição
500Erro Interno do ServidorO servidor recebeu a requisição, mas encontrou um erro que não soube como tratar.
501Não ImplementadoO servidor ainda não suporta a funcionalidade ativada.
502Bad GatewayEssa resposta de erro significa que o servidor, enquanto trabalhava como um gateway para obter uma resposta necessária para lidar com a solicitação, obteve uma resposta inválida.
503Serviço IndisponívelO servidor está em manutenção ou não consegue dar conta dos processamentos de recursos devido à sobrecarga do sistema. Isto deve ser uma condição temporária.
504Gateway Time-OutÉ caracterizado por erros particulares do site em questão. Pode ser que o site esteja em manutenção ou não exista.
505HTTP Version not supportedA versão HTTP usada na solicitação não é compatível com o servidor.

O post Lista Completa de Códigos HTTP apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/tecnologia/lista-completa-de-codigos-http/feed/ 0 10104
O Airbnb proíbe globalmente festas em casa para apoiar as diretrizes de distanciamento social https://marquesfernandes.com/noticias/o-airbnb-proibe-globalmente-festas-em-casa-para-apoiar-as-diretrizes-de-distanciamento-social/ https://marquesfernandes.com/noticias/o-airbnb-proibe-globalmente-festas-em-casa-para-apoiar-as-diretrizes-de-distanciamento-social/#respond Thu, 20 Aug 2020 17:32:29 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=10000

A Airbnb está tentando reprimir festas e eventos que promovam aglomerações em propriedades listadas em sua plataforma, seguindo os protocolos recomendados pelas organizações de saúde para distanciamento social para grandes reuniões, disse a empresa em um artigo em seu blog na quinta-feira.

O post O Airbnb proíbe globalmente festas em casa para apoiar as diretrizes de distanciamento social apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

A Airbnb está tentando reprimir festas e eventos que promovam aglomerações em propriedades listadas em sua plataforma, seguindo os protocolos recomendados pelas organizações de saúde para distanciamento social para grandes reuniões, disse a empresa em um artigo em seu blog na quinta-feira. Estão impondo um limite de ocupação de no máximo 16 pessoas, e os locatários da plataforma que não seguirem essas novas regras correm o risco de serem banidos da plataforma ou até mesmo de responderam judicialmente.

Com os esforços locais tentando coibir novos casos de coronavírus, muitos implementaram restrições ao número de pessoas permitidas em bares, restaurantes e comércio. A Airbnb disse que descobriu que as pessoas estavam levando as festas normalmente realizadas em bares e baladas para casas alugadas em sua plataforma.

“Achamos que tal conduta é incrivelmente irresponsável – não queremos esse tipo de negócio, e qualquer pessoa envolvida ou permitindo esse comportamento não pertence à nossa plataforma”, se pronunciou o Airbnb em sua postagem na quinta-feira. A empresa afirma que, embora algumas de suas propriedades anfitriãs permitam pequenas reuniões, como festas de aniversário ou chás de bebê, 73% de seus anúncios já proíbem festas.

No início deste ano, o Airbnb atualizou suas políticas em meio à pandemia de coronavírus, removendo seu filtro de pesquisa “amigável a eventos” e sua opção “festas e eventos permitidos”. 

O Airbnb fez outras atualizações em suas políticas devido à pandemia de coronavírus, incluindo flexibilidade em suas taxas de reserva e uma “iniciativa de limpeza aprimorada” que entrou em vigor em maio e inclui um período de vacância de 24 horas entre as reservas. Também em maio, a empresa demitiu cerca de um quarto de seus funcionários , algo em torno de 1900 colaboradores, citando cancelamentos em massa de reservas em meio a pedidos para ficar em casa. O modelo de negócios do Airbnb foi duramente afetado no mundo todo por conta da pandemia, previsões dizem que seu faturamento em 2020 será metade do esperado.

Fonte: https://www.theverge.com/2020/8/20/21377408/airbnb-global-ban-house-parties-coronavirus

O post O Airbnb proíbe globalmente festas em casa para apoiar as diretrizes de distanciamento social apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/noticias/o-airbnb-proibe-globalmente-festas-em-casa-para-apoiar-as-diretrizes-de-distanciamento-social/feed/ 0 10000
Como Ajustar o Volume Separadamente por Aba no Google Chrome https://marquesfernandes.com/tecnologia/como-ajustar-o-volume-separadamente-por-aba-no-google-chrome/ https://marquesfernandes.com/tecnologia/como-ajustar-o-volume-separadamente-por-aba-no-google-chrome/#respond Thu, 20 Aug 2020 03:48:02 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9985

Você já esteve com duas ou mais abas abertas com som? Seja escutando música, assistindo um vídeo, em videoconferência ou tudo junto, provavelmente você já pensou que seria interessante conseguir controlar individualmente o volume de cada aba.

O post Como Ajustar o Volume Separadamente por Aba no Google Chrome apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Você já esteve com duas ou mais abas abertas com som? Seja escutando música, assistindo um vídeo, em videoconferência ou tudo junto, provavelmente você já pensou que seria interessante conseguir controlar individualmente o volume de cada aba. Se você já se pegou nesse cenário, não se preocupe, existe uma extensão do Google Chrome que te permite controlar o volume do som por aba, o Volume Master. Isso é útil quando você deseja focar e escutar alguma aba com um volume maior que a outra. Você pode diminuir a intensidade das músicas ou sons em diferentes guias facilmente e também criar alguns outros efeitos.

Volume Master Para Controlar o Volume das Abas no Google Chrome

Volume Master

Você pode baixar facilmente e seguramente o Volume Master na Chrome Web Store. Depois de baixado e instalado, você pode acessar e controlar o volume de cada aba simplesmente clicando no ícone da extensão.

Se o ícone não estiver visível você precisa clicar no ícone de quebra cabeça e selecionar para deixar ele visível nos atalhos de extensões:

 Extensão Google Chrome

Ajuste o volume nas guias do Chrome separadamente

Para controlar o volume de uma guia, clique no ícone Volume Master e ajuste a barra de controle para controlar individualmente o volume dessa guia. Você pode escolher entre 100% até 600%, a extensão é capaz de até aumentar o volume da música ou dos vídeos que você está reproduzindo na aba, mas com perda de qualidade.

Você pode alterar de 10% em 10%, o que te da um bom controle sob o volume de cada aba, quase 60 níveis de volume.

Você pode ver embaixo a lista de guias que estão reproduzindo algum áudio. Clicar em qualquer item da listagem te levará para essa aba aberta. Todas as guias agora têm controle de volume independente!

Volume Master é totalmente gratuito e não exibe anúncios. Tem cerca de 20 KB. No geral, é uma extensão pequena, segura e muito útil par o seu Google Chrome.

O post Como Ajustar o Volume Separadamente por Aba no Google Chrome apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/tecnologia/como-ajustar-o-volume-separadamente-por-aba-no-google-chrome/feed/ 0 9985
O ataque que chacoalhou o Twitter está agora atingindo diversas empresas https://marquesfernandes.com/noticias/o-ataque-que-chacoalhou-o-twitter-esta-agora-atingindo-diversas-empresas/ https://marquesfernandes.com/noticias/o-ataque-que-chacoalhou-o-twitter-esta-agora-atingindo-diversas-empresas/#respond Tue, 18 Aug 2020 20:02:07 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9843

No mês passado três jovens foram presos no Reino Unido e nos Estados Unidos, acusados de um dos maiores golpes já sofrido pelo Twitter. Eles conseguiram controle da conta de personalidades famosas como Joe Biden, Jeff Bezos e Elon Musk através de uma técnica muito conhecida.

O post O ataque que chacoalhou o Twitter está agora atingindo diversas empresas apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

No mês passado três jovens foram presos no Reino Unido e nos Estados Unidos, acusados de um dos maiores golpes já sofrido pelo Twitter. Eles conseguiram controle da conta de personalidades famosas como Joe Biden, Jeff Bezos e Elon Musk através de uma técnica muito conhecida.

Muito antes de se tornar público essa falha de segurança, dezenas de vítimas sofreram o mesmo golpe, e nas últimas semanas uma onda de crimes começou a tomar grande escala.

Em julho, o Twitter anunciou que os hackers usaram uma técnica chama de “pescaria por telefone”, em uma tradução literal “pescaria por telefone”, o que permitiu a visualização de 130 contas, incluindo CEOs, políticos e celebridades. Os hackers conseguiram tomar o controle de 45 dessas contas, usando elas para enviar tweets promovendo um esquema de pirâmide de Bitcoin.

O Twitter escreveu em seu blog sobre essa invasão, informando que os hackers entraram em contato com funcionários do Twitter, utilizando identidades falsas para conseguir acesso a credenciais que davam acesso a uma ferramenta interna da própria empresa que lhes permitiria redefinir as senhas e configurações de autenticação de várias contas.

Mas o Twitter não foi o único alvo recente de “pescaria por telefone”, apenas no mês passado, desde que o hack do Twitter veio a público, dezenas de empresas, incluindo bancos e empresas de hospedagem na web foram alvo do mesmo ataque.

Como no ataque ao Twitter, os funcionários desses alvos receberam telefonemas de hackers se passando por equipe de tecnologia para enganar e fazer com que eles fornecessem suas senhas para ferramentas internas. Em seguida, os invasores venderam esse acesso para outras pessoas.

Esses ataques utilizam a chamada engenharia social, ele explora falhas de segurança em processos humanos que permitem a invasão sem nem ao menos precisar de tanto conhecimento técnico. Ataques desse tamanho e organização nunca foram vistos antes sendo feito por grupos independentes, normalmente um ataque dessa magnitude é feito por grupos especializados e até mesmo governos, deixando investigadores intrigados ao descobriram que tudo foi orquestrado por alguns adolescentes espalhados pelo mundo.

O post O ataque que chacoalhou o Twitter está agora atingindo diversas empresas apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/noticias/o-ataque-que-chacoalhou-o-twitter-esta-agora-atingindo-diversas-empresas/feed/ 0 9843
Como alterar a estrutura da URL no WordPress e Redirecionar os Links Antigos https://marquesfernandes.com/desenvolvimento/como-alterar-a-estrutura-da-url-no-wordpress-e-redirecionar-os-links-antigos/ https://marquesfernandes.com/desenvolvimento/como-alterar-a-estrutura-da-url-no-wordpress-e-redirecionar-os-links-antigos/#respond Tue, 18 Aug 2020 16:03:32 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9834

Se você apenas alterar a estrutura e não redirecionar, todos os links antigos vão direcionar para uma página de Erro 404 - Página Não Encontrada. Então como fazer essa alteração sem quebrar os links já criados e indexados no Google?

O post Como alterar a estrutura da URL no WordPress e Redirecionar os Links Antigos apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Recentemente precisei alterar a estrutura das minhas urls no WordPress, o link estava configurado para ser na raiz do meu site e eu precisava que o novo formato tivesse a categoria. A estrutura do link permanente estava /%postname%/ e agora no novo formato seria /%category%/%postman%/. Um exemplo prático:

  • Link antigo: https://marquesfernandes.com/o-que-e-python-e-pra-que-serve/
  • Link novo: https://marquesfernandes.com/desenvolvimento/o-que-e-python-e-pra-que-serve/

Se você apenas alterar a estrutura e não redirecionar, todos os links antigos vão direcionar para uma página de Erro 404 – Página Não Encontrada. Então como fazer essa alteração sem quebrar os links já criados e indexados no Google?

O que precisamos fazer é tentar capturar a URL que causaria o erro 404 e tentar localizar o novo link permanente da postagem. Se nenhum link for encontrado, ai sim exibiremos a página de não encontrado. O método é bem simples, desde que na sua URL antiga exista algo que possamos utilizar para buscar o link novo, como, por exemplo, o /%postname%/, poderemos encontrar e redirecionar para a página correta.

Para isso adicionaremos o seguinte script no arquivo functions.php do tema ativo do WordPress:

add_action( 'template_redirect', 'maybe_redirect_404_old_permalink' );

function maybe_redirect_404_old_permalink() {
    // Apenas executa essa função se for uma página de 404
    if( ! is_404() ) {
        return;
    }
 
    // Truque para pegar a URL completa
    $url = add_query_arg( '', '' );

    // Pegamos a parte referente ao %postname%
    $parts = explode( '/', $url );
    $parts = array_filter( $parts );
    $size = count( $parts );
    $maybe_slug = $parts[ $size ];

    // Tentamos localizar o novo link no banco de dados
    $args = array(
        'name'        => $maybe_slug,
        'post_type'   => 'post',
        'post_status' => 'publish',
        'numberposts' => 1,
    );

    $posts = get_posts( $args );

    // Encontramos o post
    if( $posts && ! empty( $posts[0]->ID ) ) {
        $post_id = $posts[0]->ID;

        $post_url = get_permalink( $post_id );

        // Redirecionamos para a nova URL com o status de redirecionamento permanente 301
        if( $post_url ) {
            wp_safe_redirect( $post_url, 301 );
        }
    }

  // Se chegar até aqui é porque nenhum post realmente foi encontrado
// e a página de 404 será exibida
}

Agradecimentos ao Ben Lobaugh, criador original dessa solução!

O post Como alterar a estrutura da URL no WordPress e Redirecionar os Links Antigos apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/desenvolvimento/como-alterar-a-estrutura-da-url-no-wordpress-e-redirecionar-os-links-antigos/feed/ 0 9834
Melhores Plugins de Antivírus para WordPress em 2020 (Grátis e Pagos) https://marquesfernandes.com/tecnologia/melhores-plugins-de-antivirus-para-wordpress-em-2020-gratis-e-pagos/ https://marquesfernandes.com/tecnologia/melhores-plugins-de-antivirus-para-wordpress-em-2020-gratis-e-pagos/#respond Tue, 18 Aug 2020 15:05:50 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9812

Manter uma instalação WordPress segura é muito parecido com um computador normal, você precisa manter o sistema, plugins e temas sempre atualizados para evitar riscos de segurança, além disso, você pode e deve adicionar uma camada de segurança a mais, um antivírus.

O post Melhores Plugins de Antivírus para WordPress em 2020 (Grátis e Pagos) apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Manter uma instalação WordPress segura é muito parecido com um computador normal, você precisa manter o sistema, plugins e temas sempre atualizados para evitar riscos de segurança, além disso, você pode e deve adicionar uma camada de segurança a mais, um antivírus.

Em média, 30.000 novos sites são hackeados a cada dia e provavelmente muitos de vocês chegaram nesse artigo depois de ter notado um comportamento estranho em seu site, possivelmente causado por um invasor, hacker, vírus ou malware.

Se esse é o seu caso, você deve com certeza instalar um antivírus no seu WordPress, e também mesmo que você não tenha sofrido um ataque, prevenir é melhor que remediar. Esses programas podem parar e remover elementos maliciosos e arquivos que podem danificar tremendamente o seu site WordPress.

1. All In One WP Security & Firewall (Gratuito)

Um plugin de segurança de wordpress abrangente, fácil de usar, estável e bem suportado.

  • Instalações Ativas: 800.000 +
  • Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐(997)
  • Tradução em Português

O plugin All In One WordPress Security é um dos plugins mais popular e gratuito disponível, ele levará a segurança do seu site a um nível totalmente novo.

Este plugin foi projetado e escrito por especialistas e é fácil de usar e entender.

Ele reduz o risco de segurança verificando vulnerabilidades e implementando e reforçando as práticas e técnicas de segurança mais recentes recomendadas do WordPress.

Alguns dos muitos recursos disponíveis neste plugin são:

  • SEGURANÇA DE CONTAS DE USUÁRIO
  • SEGURANÇA DE LOGIN DO USUÁRIO
  • SEGURANÇA DE REGISTRO DO USUÁRIO
  • SEGURANÇA DE BANCO DE DADOS
  • SEGURANÇA DO SISTEMA DE ARQUIVOS
  • BACKUP ARQUIVOS CHAVES E RESTAURAÇÃO DE ARQUIVOS
  • FUNCIONALIDADE DE LISTA DE IPS MALICIOSOS BLOQUEADOS
  • FUNCIONALIDADE DE FIREWALL
  • PREVENÇÃO DE ATAQUE DE FORÇA BRUTA DE LOGIN
  • VARREDURA DE SEGURANÇA
  • SEGURANÇA DE SPAM EM COMENTÁRIO

2. Wordfence Security – Firewall & Malware Scan (Gratuito e Pago) 

Wordfence Security – Firewall & Malware Scan
  • Instalações Ativas: 3+ milhões
  • Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐(3573)
  • Tradução em Português

Wordfence é o plugin de antivírus mais popular do WordPress, ele faz proteger seu site uma tarefa muito fácil. Ele analisa continuamente as ameaças e vírus recentes em seu site. Depois de realizar essa etapa, ele cria conjuntos de protocolos de proteção e detecção para lidar com vírus e ameaças. Basicamente, ele detecta e remove qualquer tipo de vírus, ameaças, malware que podem danificar extensivamente o seu site WordPress.

Este plugin de antivírus detecta e remove ameaças em tempo real. Assim, você não precisa parar seu trabalho caso seu site seja atacado por eles. Você pode filtrar e remover os comentários de spam, e-mails e endereços IP que podem estar tentando atacar o seu site.

  • WORDPRESS FIREWALL
  • VARREDURA DE SEGURANÇA WORDPRESS
  • SEGURANÇA DE LOGIN
  • WORDFENCE CENTRAL
  • FERRAMENTAS DE SEGURANÇA

Wordfence conta com uma versão gratuita de seu plugin, que já é suficiente para a maioria dos casos, mas caso você queria recursos e suporte premium pode adquirir uma licença por 99 dólares.

3. iThemes Security (Gratuito e Pago)

iThemes Security

A segurança do ithemes é o plug-in de segurança do wordpress nº 1.

  • Instalações Ativas: 900.000 +
  • Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐ (3831)
  • Tradução em Português

O iThemes Security oferece mais de 30 maneiras de proteger e proteger seu site WordPress. Mantido pela emrpesa iThemes, que tem construído e apoiado ferramentas WordPress desde 2008, como BackupBuddy, plugin popular para backup.

O iThemes Security leva a proteção contra ataques de força bruta para o próximo nível, proibindo os usuários que tentaram invadir outros sites de invadir o seu. A rede de proteção contra ataques de força bruta da iThemes relatará automaticamente os endereços IP de tentativas de login malsucedidas e os bloqueará pelo período de tempo necessário para proteger seu site com base no número de sites que viram um ataque semelhante.

Além disso, oferece diversos outros recursos como:

  • Verifica seu site para relatar instantaneamente onde existem vulnerabilidades e as corrige em segundos
  • Impõe senhas fortes para todas as contas de uma função mínima configurável
  • Desativa a edição de arquivos na área de administração do WordPress
  • Detecta e bloqueia vários ataques ao seu sistema de arquivos e banco de dados
  • Detecta bots e outras tentativas de busca de vulnerabilidades.
  • Monitora o sistema de arquivos em busca de alterações não autorizadas.
  • Execute uma verificação de malware e listas negras na página inicial do seu site.
  • Receba notificações por e-mail quando alguém for bloqueado após muitas tentativas de login malsucedidas ou quando um arquivo em seu site for alterado.
  • Altera os URLs para áreas do painel do WordPress, incluindo login, administrador e muito mais
  • Altera o prefixo da tabela de banco de dados do WordPress
  • Altera o caminho do conteúdo wp
  • Remove mensagens de erro de login
  • Torna mais fácil para os usuários não acostumados com o WordPress lembrarem de URLs de login e de administrador personalizando URLs de administrador padrão
  • Detecta erros 404 ocultos em seu site que podem afetar seu SEO, como links ruins e imagens ausentes

4. Cerber Security, Anti-spam & Malware Scan (Gratuito)

Cerber Security, Anti-spam & Malware Scan

Defende o WordPress contra ataques de hackers, spam, trojans e malware. 

  • Instalações Ativas: 100.000 +
  • Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐(469)
  • Tradução em Português

Esse plugin impede ataques de força bruta limitando o número de tentativas de login por meio do formulário de login, solicitações maliciosas ou usando cookies de autenticação. Rastreia a atividade do usuário e de agentes mal-intencionados com notificações flexíveis por e-mail, celular e desktop. 

  • VERIFICADOR DE MALWARE
  • VERIFICADOR DE INTEGRIDADE
  • VERIFICAÇÕES PROGRAMADAS COM RECUPERAÇÃO AUTOMÁTICA DE ARQUIVOS
  • AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES
  • REGISTRAR, FILTRAR E EXPORTAR ATIVIDADES
  • LIMITAR TENTATIVAS DE LOGIN REINVENTADAS
  • MOTOR ANTI-SPAM CERBER
  • PROTEÇÃO ANTI-SPAM: RECAPTCHA INVISÍVEL PARA WOOCOMMERCE
  • PROTEÇÃO ANTI-SPAM: RECAPTCHA INVISÍVEL PARA WORDPRESS

5. Jetpack por WordPress (Freemium)

Segurança, desempenho e gerenciamento de sites: a melhor maneira de usar o WordPress é com o Jetpack.

  • Instalações Ativas: 5+ Milhões
  • Classificação: ⭐⭐⭐⭐(1529)
  • Tradução em Português

Jetpack não é bem um plugin para antivirus, ele é mais focado em facilitar o gerenciamento da sua instalação e por tabela adiciona alguns recursos de segurança, como:

  • Proteção contra ataques de força bruta, filtragem de spam e monitoramento de tempo de inatividade.
  • Backups de todo o seu site, uma vez por dia ou em tempo real. (Funcionalidade paga)
  • Login seguro, com autenticação opcional de dois fatores.
  • Verificação de malware, verificação de código e resolução automatizada de ameaças.
  • Um registro de cada alteração em seu site para simplificar a solução de problemas.

O post Melhores Plugins de Antivírus para WordPress em 2020 (Grátis e Pagos) apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/tecnologia/melhores-plugins-de-antivirus-para-wordpress-em-2020-gratis-e-pagos/feed/ 0 9812
O Google Chrome tentará te impedir de digitar em formulários suspeitos https://marquesfernandes.com/noticias/o-google-chrome-tentara-te-impedir-de-digitar-em-formularios-suspeitos/ https://marquesfernandes.com/noticias/o-google-chrome-tentara-te-impedir-de-digitar-em-formularios-suspeitos/#respond Tue, 18 Aug 2020 01:04:37 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9800

Sites com todos os recursos de segurança, os sites ainda podem hospedar formulários HTTP inseguros que te permitem digitar suas senhas e outros dados pessoais, mas o Google já está de olho nisso e planeja solucionar, ou pelo menos mitigar esse risco no Chrome 86, em outubro.

O post O Google Chrome tentará te impedir de digitar em formulários suspeitos apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Você provavelmente já deve ter notado o pequeno ícone de cadeado fechado no seu navegador ao lado do URL. Isso significa que navegando de forma segura por HTTPS, a comunicação entre seu navegador e o servidor está criptografada, assim terceiros não conseguem espionar a maioria das informações que você acessa. Mas sites mesmo com esse recurso de segurança, os sites ainda podem hospedar formulários HTTP inseguros que te permitem digitar suas senhas e outros dados pessoais, mas o Google já está de olho nisso e planeja solucionar, ou pelo menos mitigar esse risco no Chrome 86, em outubro.

A ideia inicial é que você receba alguns avisos grandes e chamativos, de acordo com o post oficial do blog do Google, será algo assim:

Aviso de Formulário Inseguro

E se mesmo assim, você tentar enviar as suas informações pessoais ignorando o aviso do Google, ele tentará te dar mais uma chance de pensar bem sobre o que você está fazendo:

O Google também vai desativar a funcionalidade de preenchimento automático nesses formulários marcados como risco, assim dando mais uma camada de proteção, evitando o preenchimento automático de senhas e usuários nesses formulários.

A primeira empreitada do Google contra esses formulários foi desmarcar o cadeado de seguro em sites contendo formulários de risco, porém, muitos usuários acabavam passando despercebido e caindo nesses ataques. E realmente, qual foi a última vez que você olhou para o cadeado ao lado do link do site?

O post O Google Chrome tentará te impedir de digitar em formulários suspeitos apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/noticias/o-google-chrome-tentara-te-impedir-de-digitar-em-formularios-suspeitos/feed/ 0 9800
Descubra o seu tipo de desenvolvedor https://marquesfernandes.com/tecnologia/descubra-o-seu-tipo-de-desenvolvedor/ https://marquesfernandes.com/tecnologia/descubra-o-seu-tipo-de-desenvolvedor/#respond Mon, 17 Aug 2020 07:15:05 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9773

Esse é um teste absolutamente científico, embora muitos dirão o contrário. Ele foi elaborado seguindo as metologias de teste e psicologia mais confiáveis da atualidade, tão confiáveis como Agile e Spotify. Tudo isso para determinar que tipo de programador é você! Responda com sinceridade e descubra o seu tipo!

O post Descubra o seu tipo de desenvolvedor apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

O post Descubra o seu tipo de desenvolvedor apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/tecnologia/descubra-o-seu-tipo-de-desenvolvedor/feed/ 0 9773
Qual é a linguagem de programação ideal para você? https://marquesfernandes.com/tecnologia/qual-e-a-linguagem-de-programacao-ideal-para-voce/ https://marquesfernandes.com/tecnologia/qual-e-a-linguagem-de-programacao-ideal-para-voce/#respond Mon, 17 Aug 2020 02:51:47 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9761

Inspirado no artigo "Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?", montei um questionário para auxiliar você a decidir qual linguagem combina mais com você. Se você já trabalha na área, não leve o questionário tão a sério, é apenas um meio divertido de tentar ajudar quem está começando na área.

O post Qual é a linguagem de programação ideal para você? apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Inspirado no artigo “Qual linguagem de programação devo aprender primeiro?“, montei um questionário para auxiliar você a decidir qual linguagem combina mais com você. Se você já trabalha na área, não leve o questionário tão a sério, é apenas um meio divertido de tentar ajudar quem está começando.

O post Qual é a linguagem de programação ideal para você? apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/tecnologia/qual-e-a-linguagem-de-programacao-ideal-para-voce/feed/ 0 9761
Internet Explorer completa 25 anos – Uma história de amor e ódio https://marquesfernandes.com/noticias/internet-explorer-completa-25-anos-uma-historia-de-amor-e-odio/ https://marquesfernandes.com/noticias/internet-explorer-completa-25-anos-uma-historia-de-amor-e-odio/#respond Mon, 17 Aug 2020 00:21:49 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9737

O Internet Explorer, navegador oficial da Microsoft completou 25 anos na semana passada. Sua história passou por altos e baixos, começando como um modesto navegador para internet, chegando a atingir o domínio global, pra finalmente terminar como uma "piada".

O post Internet Explorer completa 25 anos – Uma história de amor e ódio apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

O Internet Explorer, navegador oficial da Microsoft completou 25 anos na semana passada. Sua história passou por altos e baixos, começando como um modesto navegador para internet, chegando a atingir o domínio global, pra finalmente terminar como uma “piada”. 

No início dos anos 90, a Netscape governou o mundo com o Navigator, um navegador revolucionário para a época. A Microsoft viu a crescente popularidade do navegador como uma ameaça para a hegemonia, da até então empresa referência no mercado.

A Microsoft não pensou duas vezes e copiou o código da Netscape. Por mais que fosse uma cópia, o navegador da Microsoft não conseguiu atingir o mesmo desempenho e estabilidade, mas eles tinham uma vantagem: era gratuito e incorporado ao seu sistema operacional, o mais utilizado no mundo. 

Ascensão do Internet Explorer

Em 1995, o Netscape Navigator supostamente tinha quase 80 por cento do mercado de navegadores nos Estados Unidos. Mas, em 1998, o Internet Explorer superou a Netscape com a sua oferta “gratuita” e embarcada de seu navegador, chamando atenção também do Departamento de Justiça, que lançou uma ação antitruste, investigando se a Microsoft havia violado alguma lei. Uma batalha jurídica foi travada, com muita polêmica e decisões controversas. A Microsoft acabou fechando um acordo com o Departamento de Justiça, estabelecendo um comitê independente de três pessoas para examinar os negócios da Microsoft. A empresa teve que desenvolver uma política de conformidade antitruste interna para garantir que esse monopólio não acontecesse de novo. Mas o desenrolar dessa história toda foi demorada, fazendo com que a Netscape fosse comprada pela AOL assim que seu marketshare começou a cair. Em 2004, o Internet Explorer tinha cerca de 90 por cento do mercado enquanto o concorrente da Netscape não somava nem um dígito.

Internet Explorer 7
Internet Explorer 7

Novos concorrentes começavam a surgir, o Firefox estava lentamente ocupando espaços do mercado, e em 2008, o Chrome do Google apareceu. Os novos navegadores vinham com sede para dominar o mercado, explorando falhas de compatibilidade e performance deixadas pelo Internet Explorer. Talvez pela Microsoft achar que havia dominado o mercado e que não haveriam concorrentes capazes, ela relaxou e não evoluiu o produto como deveria. Em 2013, o Internet Explorer tinha menos de 30 por cento do mercado.

Internet Explorer é aposentado e substituído pelo Microsoft Edge

A Microsoft se uniu ao mercado e também deu risada do seu navegador, usando isso como um movimento de marketing, decidiu então substituir o Internet Explorer pelo Edge, um novo navegador que foi desenvolvido em cima da base do Chrome e corrige diversos erros das versões do Internet Explorer anteriores.

Embora o Edge tenha ficado realmente bom, muitas pessoas não se convenceram e o Google Chrome continua dominando o mercado.

Fontes:
https://www.statista.com/statistics/544400/market-share-of-internet-browsers-desktop
https://www.engadget.com/internet-explorer-25-133058478.html
https://canaltech.com.br/navegadores/internet-explorer-25-anos-169995/

O post Internet Explorer completa 25 anos – Uma história de amor e ódio apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/noticias/internet-explorer-completa-25-anos-uma-historia-de-amor-e-odio/feed/ 0 9737
Facebook se opõe às taxas da App Store da Apple https://marquesfernandes.com/noticias/facebook-se-opoe-as-taxas-da-app-store-da-apple/ https://marquesfernandes.com/noticias/facebook-se-opoe-as-taxas-da-app-store-da-apple/#respond Sun, 16 Aug 2020 23:35:17 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9730

Facebook juntou-se ao grupo crescente de empresas que reclamam publicamente sobre a taxa de 30% que a Apple cobra sobre os pagamentos feitos por meio de sua App Store.

O post Facebook se opõe às taxas da App Store da Apple apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

O Facebook  juntou-se a um grupo crescente de empresas que começaram a reclamar publicamente sobre a taxa de 30% que a Apple cobra sobre os pagamentos feitos através da App Store.

Essas reclamações vieram no meio de uma postagem de blog sobre o novo recurso da rede social de suporte a eventos online pagos. O Facebook disse que, para apoiar empresas em dificuldades, não cobrará nenhuma taxa por esses eventos, pelo menos no próximo ano, o que significa que essas empresas manterão 100% dos pagamentos realizados diretamente pelo site ou pelo app no Android.

Mas o Facebook reclamou que não será o caso no iOS, devido à taxa da App Store, e se posicinou diretamente para a Apple através de seu blog corporativo:

Pedimos à Apple que reduzisse seu imposto de 30% na App Store ou nos permitisse oferecer o Facebook Pay para que pudéssemos absorver todos os custos das empresas em dificuldades durante o COVID-19. Infelizmente, eles rejeitaram nossos pedidos e as pequenas e médias empresas receberão apenas 70% de sua receita arduamente conquistada. Porque isso é complicado, enquanto o Facebook estiver dispensando suas taxas, nós deixaremos todas as taxas claras em nossos produtos.

Para isso, a postagem inclui capturas de tela de como será o fluxo de pagamento de eventos no iOS e Android. No Android, ele diz: “O Facebook não cobra nenhuma taxa por esta compra”, enquanto no iOS, ele diz, “A Apple fica com 30% desta compra”.

paid online events payment flow
Fluxo de pagamento no iOS (Esquerda) e Android (Direita)

Isso aconteceu cerca de 24 horas depois que Fortnite foi removido da App Store , depois que a Epic Games introduziu pagamentos diretos em seu título de sucesso. Parecia que a Epic estava intencionalmente tentando provocar uma briga, com a empresa anunciando rapidamente um processo contra a Apple e lançando um curto vídeo no jogo parodiando o famoso comercial da Apple de 1984, com a Apple escalada como a vilã. 

Fonte: https://techcrunch.com/2020/08/14/facebook-vs-apple/

O post Facebook se opõe às taxas da App Store da Apple apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/noticias/facebook-se-opoe-as-taxas-da-app-store-da-apple/feed/ 0 9730
O que é um desenvolvedor frontend e o que ele faz? https://marquesfernandes.com/tecnologia/o-que-e-um-desenvolvedor-frontend-e-o-que-ele-faz/ https://marquesfernandes.com/tecnologia/o-que-e-um-desenvolvedor-frontend-e-o-que-ele-faz/#respond Sun, 16 Aug 2020 23:16:01 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9690

Um desenvolvedor front-end é responsável pelo desenvolvimento front-end da interface gráfica de aplicações web. Trabalham principalmente com as tecnologias HTML, CSS e Javascript.

O post O que é um desenvolvedor frontend e o que ele faz? apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Um desenvolvedor front-end é responsável pelo desenvolvimento front-end da interface gráfica de aplicações web. Trabalham principalmente com as tecnologias HTML, CSS e JavaScript. Diferente do backend, que possuí muitas linguagens de programações diferentes, o dinamismo de tecnologia do frotend está principalmente nos frameworks, que são bibliotecas otimizadas para o desenvolvimento web.

O frontend trabalha em conjunto com o backend, responsáveis por enviar as informações necessárias para que o frontend consiga construir a interface gráfica para um site ou sistema.

Veja a ilustração abaixo para entender melhor a relação entre as duas camadas:

Fluxo Web Simples
Fluxo Web Simples

Tecnologias Utilizadas no Frontend

Como explicado acima, o desenvolvimento frontend gira em torno de 3 tecnologias prinipais.

HTML

HTML não é uma linguagem de programação, embora muita gente confunda, é uma linguagem de marcação que define estruturalmente um conteúdo. O HTML consiste em uma série de elementos pré-definidos, chamadas de tags, que são utilizadas para separar, organizar e exibir o conteúdo conforme programado. As tags permitem criar um hiperlink; uma imagem; um título; aumentar ou diminuir a fonte e muito mais.

O que é HTML – Marques Fernandes

CSS

Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem de design feita para simplificar a apresentação e customização de páginas na internet (HTML). Podemos pensar no CSS como a pele ou até mesmo a roupa, ele é responsável por aplicar todas as customizações visuais como, tamanho e cor da fonte, cor de fundo, e muito mais. 

O que é CSS – Marques Fernandes

JavaScript

JavaScript, ou JS para os íntimos, é uma das linguagens de programação mais populares e usadas no mundo. Ela é uma linguagem interpretada, de alto nível e multi-paradigma (orientado a objeto, funcional, imperativo e, protótipos). Com ela, é possível desenvolver desde páginas dinâmicas, aplicativos para smartphones, sistemas complexos e até jogos eletrônicos.

O que é JavaScript – Marques Fernandes

Frameworks Frotend Populares

Um framework é uma estrutura genérica que fornece uma arquitetura padrão, um esqueleto com a qual podemos desenvolver um software específico. Essa abstração permite que padrões de design comuns sejam facilmente reutilizados, enquanto ainda permite que os detalhes de regra de negócio sejam deixados para os desenvolvedores. 

Frameworks – Marques Fernandes

O processo de desenvolvimento no frontend vem passado por uma melhoria exponencial, hoje é possível programar facilmente aplicações web complexas e organizadas graças ao desenvolvimento de novos frameworks. Veja abaixo os principais e populares frameworks atualmente.

ReactJS

React (também conhecido como React.js ou ReactJS ) é uma biblioteca JavaScript de código aberto para construir interfaces de usuário ou componentes de IU. É mantido pelo Facebook e uma comunidade de desenvolvedores individuais e empresas. React pode ser usado como base no desenvolvimento de aplicativos de página única ou móveis. 

VueJS

Vue (pronuncia-se / vjuː /, como view ) é uma estrutura progressiva para construir interfaces de usuário. Ao contrário de outras estruturas monolíticas, o Vue foi projetado desde o início para ser adotado de forma incremental. A biblioteca central concentra-se apenas na camada de visualização e é fácil de selecionar e integrar com outras bibliotecas ou projetos existentes.

AngularJS

AngularJS é um framework front-end de código aberto baseada, mantido principalmente pelo Google e por uma comunidade de indivíduos e corporações para lidar com muitos dos desafios encontrados no desenvolvimento frontend.

Responsabilidades de um Desenvolvedor Frontend

Um desenvolvedor frontend pode ter diversas responsabilidades diferentes, podendo incluir:

  • Obter feedback continuamente de usuários, clientes e colegas
  • Monitorar o desempenho do aplicativo e problemas relacionados a usabilidade do site
  • Escrever documentos e guias de requisitos funcionais
  • Criar maquetes e protótipos de qualidade, garantindo padrões gráficos de alta qualidade e consistência de marca 
  • Transformar designs UI/UX em protótipos
  • Escrever código reutilizável e bibliotecas
  • Otimizar aplicativos para velocidade e escalabilidade máxima
  • Colaborar com desenvolvedores de back-end e web designers para melhorar a usabilidade

Quanto Ganha um Desenvolvedor Frontend

A área de tecnologia é conhecida por possuir um ambiente de trabalho e remuneração muito atrativo. O salário de um desenvolvedor frontend pode variar muito, tanto por empresa, como por região. Segundo sites especializados em empregos a média salarial do desenvolvedor frontend no Brasil está em R$ 3.000. Desenvolvedores mais experientes podem chegar a ganhar mais de R$10.000, sem contar os fartos benefícios que as empresas de tecnologia fornecem.

O post O que é um desenvolvedor frontend e o que ele faz? apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/tecnologia/o-que-e-um-desenvolvedor-frontend-e-o-que-ele-faz/feed/ 0 9690
O que é um desenvolvedor backend e o que ele faz? https://marquesfernandes.com/tecnologia/o-que-e-um-desenvolvedor-backend-e-o-que-ele-faz/ https://marquesfernandes.com/tecnologia/o-que-e-um-desenvolvedor-backend-e-o-que-ele-faz/#respond Sun, 16 Aug 2020 20:54:14 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9688

Desenvolvimento de back-end é o desenvolvimento no lado do servidor. É o termo usado para o desenvolvimento que acontece por de trás dos bastidores, não vistos pelos usuários.

O post O que é um desenvolvedor backend e o que ele faz? apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Desenvolvimento back-end é o desenvolvimento no lado do servidor. É o termo usado para o desenvolvimento que acontece por de trás dos bastidores, não vistos pelos usuários. Em outras palavras, os desenvolvedores de back-end criam a regra de negócio, a lógica para fazer um sistema web funcionar corretamente e fazem isso por meio do uso de linguagens de programação específicas para o lado do servidor, como NodeJS, PHP ou Python.


Para entender melhor o conceito de backend precisamos analisar a outra ponta de um sistema web, o frontend.

Fluxo Web Simples
Fluxo Web Simples

O desenho acima representa um fluxo simples de um site ou sistema web, temos a ponta que chamamos de cliente, quem solicita alguma informação para o lado do servidor. Nesse caso nosso cliente é um navegador web solicitando alguma página de algum site.

A parte do cliente, quem exibe as informações de um jeito estruturado é desenvolvido pelo desenvolvedor frontend enquanto a parte que responde às informações desejadas, fazendo consultas no banco de dados e aplicando outras regras de negócio, quem cuida é o desenvolvedor backend. A comunicação entre essas duas pontas é normalmente feita através de APIs (protocolos e padrões de comunicação na internet).

Exitem casos de desenvolvedores full-stack, que conseguem desenvolver nas duas pontas.

Linguagens de Programação Populares para Backend

Existem diversas linguagens de programação específicas para o backend, e a constantemente novas linguagens são criadas e novas versões são lançadas. É um setor muito dinâmico que requer constante atualização. Dentro das principais linguagens podemos citar:

NodeJS

NodeJS

O ambiente node possuí tudo o que se precisa para executar scripts em javascript, onde até então* era possível apenas nos navegadores. Ele permite utilizar o javascript como linguagem backend e utiliza a V8 javascript engine desenvolvida pela Google para o Chrome.

Python

Python

Python é uma linguagem de programação interpretada de uso geral, muito popular e que pode ser usada para desenvolver uma ampla variedade de aplicativos. Possuí estruturas de dados de alto nível, módulos, exceções, tipagem dinâmica, vinculação dinâmica e muitos recursos.

PHP

PHP

PHP (um acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor”) é uma linguagem interpretada de código aberto, usada principalmente no desenvolvimento do lado do servidor (backend) de aplicações web.

Java

Java

Java é um tipo de linguagem de programaçãocriada e comercializada pela Sun Microsystems desde 1995. É definida como uma linguagem orientada a objetos.
Sua intenção é permitir que os desenvolvedores escrevam o programa apenas uma vez e o executem por meio de qualquer dispositivo.

Responsabilidades de um Desenvolvedor Backend

As responsabilidades de um desenvolvedor de back-end podem incluir trabalhar com:

  • Armazenar dados e também garantir que sejam exibidos para o usuário
  • Criação, integração e gerenciamento de banco de dados
  • Gerenciar recursos de APIs que funcionam em vários dispositivos
  • Entender estruturas e arquiteturas de desenvolvimento back-end
  • Integração com servidor e nuvem
  • Integração com sistemas de terceiros
  • Configurações de segurança e prevenção de ataques
  • Pode estar envolvido na arquitetura de um sistema e nas análises de ciência de dados.
  • Construção de estruturas ou na arquitetura para torná-la mais fácil de programar.
  • Implementar algoritmos otimizados e resolver problemas relacionados ao sistema.

Quanto Ganha um Desenvolvedor Backend

A área de tecnologia é conhecida por possuir um ambiente de trabalho e remuneração muito atrativo. O salário de um desenvolvedor backend pode variar muito, tanto por empresa como por região. Segundo sites especializados em empregos a média salarial do desenvolvedor backend no Brasil está em R$ 4.200. Desenvolvedores mais experientes podem chegar a ganhar mais de R$10.000, sem contar os fartos benefícios que as empresas de tecnologia fornecem.

O post O que é um desenvolvedor backend e o que ele faz? apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/tecnologia/o-que-e-um-desenvolvedor-backend-e-o-que-ele-faz/feed/ 0 9688
Melhores Sites para Assistir Filmes e Series Online Gratuitos https://marquesfernandes.com/tecnologia/melhores-sites-para-assistir-filmes-e-series-online-gratuitos/ https://marquesfernandes.com/tecnologia/melhores-sites-para-assistir-filmes-e-series-online-gratuitos/#respond Sun, 16 Aug 2020 18:56:39 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9531

Existem diversas plataformas para assistir gratuitamente filmes online, sem nem precisar baixar nenhum programa. Se você procura sites com filmes atualizados e até alternativos, saiba que com certeza existe alguma plataforma que vai te interessar. Separei algumas plataformas populares para assistir filmes, series e até documentários online. 

O post Melhores Sites para Assistir Filmes e Series Online Gratuitos apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Existem diversas plataformas para assistir gratuitamente filmes online, sem nem precisar baixar nenhum programa. Se você procura sites com filmes atualizados e até alternativos, saiba que com certeza existe alguma plataforma que vai te interessar. Separei algumas plataformas populares para assistir filmes, series e até documentários online. 

AZMovies

AZMovies é outro site de streaming popular e de longa data desta lista. Uma excelente coleção de filmes está disponível em grandes qualidades de streaming, incluindo 1080p e 720p.

O slogan do site diz “Assista aqui seus filmes favoritos sem limites, basta escolher o filme que você gosta e curtir! É livre e sempre será.” Confira AZMovies hoje!

Popcornflix

Popcornflix é outro ótimo lugar para assistir filmes online grátis. Atuzliado constantemente com novos filmes da Screen Media Ventures.

Popcornflix tem mais de 1500 filmes que incluem comédia, drama, terror, ação, romance, família, documentários e filmes estrangeiros. Eles também apresentam originais da web e da escola de cinema.

Nenhuma conta é necessária no Popcornflix, basta clicar em Play no filme escolhido e desfrutar.

Vudu

O Vudu pode não ser sua primeira escolha ao procurar sites gratuitos para streaming de filmes, mas existem milhares  de filmes aqui que você pode assistir agora. Tudo que você precisa fazer é aguentar alguns comerciais. Algumas das mais novas adições deste site incluem Slow Burn, Facing Ali, King Arthur, Frailty, Gordy e Tamara.

Uma coisa excelente sobre os filmes do Vudu é que alguns deles estão em 1080p, então você não precisa sacrificar a qualidade apenas para assistir alguns filmes gratuitos.

Tubi

Tubi se tornou um site muito popular para streaming de filmes e programas de TV gratuitos, sem a necessidade de assinatura. Tubi fornece milhares de filmes e séries de TV gratuitos, mas, como muitos outros nesta lista, é compatível com anúncios.

Tubi também está disponível como um aplicativo na Amazon App Store, Roku Channel list, Apple App Store e Google Play Store. Confira nosso tutorial para mais informações sobre Tubi.

Tubi tem milhares de filmes e programas de TV gratuitos que você pode transmitir agora mesmo. Alguns deles só podem ser alugados e não vistos de graça, mas muitos deles são totalmente gratuitos para transmitir.

Existem dezenas de gêneros que você pode escolher no Tubi, incluindo os regulares para romance, drama, documentário, crianças, comédia e filmes de terror, bem como gêneros exclusivos como Casa e Jardim , Pré-escola e Espada e Feitiçaria.

Stremio Web (Alpha)

Stremio é uma plataforma muito conhecida para assistir vídeos por torrent. Possuí uma biblioteca extremamente completa, se o filme existe no formato torrent você consegue assistir por lá. Atualmente estão trabalhando em uma versão de navegador alfa, possuí diversos bugs para assistir, mas com certeza vale a pena conferir.

Crackle

O post Melhores Sites para Assistir Filmes e Series Online Gratuitos apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/tecnologia/melhores-sites-para-assistir-filmes-e-series-online-gratuitos/feed/ 0 9531
O que é Python e pra que serve? https://marquesfernandes.com/desenvolvimento/o-que-e-python-e-pra-que-serve/ https://marquesfernandes.com/desenvolvimento/o-que-e-python-e-pra-que-serve/#respond Sun, 16 Aug 2020 05:19:39 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9662

Python é uma linguagem de programação interpretada de uso geral, muito popular e que pode ser usada para desenvolver uma ampla variedade de aplicativos. Possuí estruturas de dados de alto nível, módulos, exceções, tipagem dinâmica, vinculação dinâmica e muitos recursos.

O post O que é Python e pra que serve? apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

Python é uma linguagem de programação interpretada de uso geral, muito popular e que pode ser usada para desenvolver uma ampla variedade de aplicativos. Possuí estruturas de dados de alto nível, módulos, exceções, tipagem dinâmica, vinculação dinâmica e muitos recursos.

A linguagem também pode ser estendida para fazer chamadas diretas de sistema para quase todos os sistemas operacionais e pode também executar códigos escritos em C ou C ++. Devido à sua onipresença e capacidade de execução em quase todas as arquiteturas de sistema, Python é uma linguagem universal encontrada em muitos programas populares.

Possuí milhares de módulos de terceiros disponíveis no Python Package IndexPyPI ). O PyPI fornece padrões populares para diferentes conhecimentos, como Django para desenvolvimento web e NumPy, Pandas e Mathplotlib para ciência de dados.

Breve História do Python

Python foi criada no final dos anos 1980, e sua implementação foi iniciada em dezembro de 1989 por Guido van Rossum no CWI na Holanda.

A versão 2 de Python foi lançada em 16 de outubro de 2000, com muitos novos recursos importantes, incluindo um coletor de lixo com detecção de ciclo para gerenciamento eficiente de memória e suporte para Unicode. Porém, a mudança principal foi no próprio processo de desenvolvimento, adotando um processo mais transparente, mais colaborativo e apoiado pela comunidade.

A versão 3, foi lançado em 3 de dezembro de 2008 e é a versão principal atualmente ainda, ela trouxe grandes mudanças que a tornaram incompatível com as versões anteriores. Muitos de seus principais recursos também foram adaptados para o Python 2.6 e 2.7 compatível com versões anteriores para tentar minimizar o impacto em aplicações antigas.

Interesse de Busca no Google por Linguagem de Programação
Interesse de Busca no Google por Linguagem de Programação

Recentemente o Python voltou a ganhar popularidade pelo crescimento de setores como Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Big Data. Por possuir diversas bibliotecas específicas para essas aplicações, então voltou a ficar em evidência se tornando uma das linguagens de programação mais populares da atualidade.

O Python é código aberto?

Sim, todas as versões modernas do Python são protegidas por direito autorais sob uma licença compatível com GPL certificada pela Open Source Initiative. O código-fonte do Python está disponível em seu próprio site.

Vantagens do Python

Python é uma linguagem de programação com uma leitura muito fácil, possuí uma sintaxe simples de aprender. Suas diretrizes de estilo de código fornecem um conjunto de regras para facilitar a formatação e manutenção do código.

Por ser uma linguagem interpretada e com uma curva de aprendizado baixa, ela se torna uma ferramenta ágil para o desenvolvimento de software, conseguindo produzir muito em pouco tempo. Conta também com uma comunidade enorme, existem diversos materiais disponíveis pela internet e muitos usuários dispostos a ajudar.

Veja abaixo um exemplo simples de código feito em python:

Para que o Python é usado?

O Python pode ser utilizado para desenvolver diversos tipos de sistemas e aplicações. Abaixo veremos alguns dos usos mais populares para a linguagem.

Desenvolvimento Web

Python é muito utilizado no backend de sites e sistemas Web, graças a popularidade de grandes frameworks como Django e Flesk hoje é possível criar sistemas web complexos e otimizados. Grandes sites como Instagram, Spotify e Reddit são exemplos de desenvolvimento web bem-sucedidos utilizando o python.

Ciência de Dados

Python é muito usado para pesquisa científica e computação, por possuir diversas bibliotecas científicas e específicas para esse uso, incluindo:

  • numpy é um pacote fundamental para computação científica com Python.
  • scipy complementa o popular módulo Numpy, focado para matemática, ciências e engenharia.
  • pandas fornece estruturas de dados de alto desempenho e fáceis de usar e ferramentas de análise de dados.

E muito, muito mais… O papel do Python na análise de dados é definitivamente uma grande vantagem de aprendê-lo. Graças ao crescimento exponencial desse setor os desenvolvedores Python estão mais em alta do que nunca.

Machine Learning

O Machine Learning é a nova moda no mundo da tecnologia. Sua popularidade tem crescido constantemente devido ao barateamento e às suas possibilidades de aplicação aparentemente ilimitadas

A ideia de que os computadores podem aprender ativamente em vez de operar apenas com o que foi codificado é encantador. Essa tecnologia oferece uma abordagem totalmente nova para a resolução de problemas e na vanguarda do aprendizado de máquina está o Python.

Internet das Coisas (Internet of Things – IoT)

A Internet das Coisas pode ter várias definições diferentes, aqui estamos falando sobre objetos físicos, uma geladeira, por exemplo, conectados a um sistema embarcado que os conecta à internet.

Os projetos de IoT geralmente envolvem análises e processos em tempo real, idealmente, sua linguagem de programação deve ser leve, performática e escalável, o uso ideal para o Python.

Quem usa Python?

Diversos programas e empresas são adeptas do Python.

  • Instagram usa Python em seu backend.
  • Google usa o Python sempre que possível – “Python onde podemos, C ++ onde devemos”.
  • A Netflix faz uso extensivo de Python em seus sistemas.
  • A Mozilla, mais conhecida pelo seu navegador Firefox, afirma ter mais de 230 mil linhas de código escritas em Python.
  • O Uber utiliza o Jupyter Notebook e o IPython para análise de dados.
  • O Dropbox tem sido um defensor público do Python 3 em sua infraestrutura.
  • Slack, Digital Ocean, Lyft, Sauce Labs e Fastly são empresas que divulgam amplamente o uso do Python.
  • Muitas empresas do mercado financeiro, como Bloomberg e JPMorgan.

Além disso, muitas tecnologias de infraestrutura de TI e programas de baixo nível do sistema operacional são escritas em Python. Presente também em diversos programas desktops. Python pode ser usado para praticamente tudo!

Conclusão

O Python é uma linguagem muito potente e versátil, mas, ao mesmo tempo, fácil de aprender. Graças a sua ampla variedade de aplicações, ela se torna uma linguagem perfeita para quem busca ingressar no mundo do desenvolvimento.

O post O que é Python e pra que serve? apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/desenvolvimento/o-que-e-python-e-pra-que-serve/feed/ 0 9662
Índia distribuirá cartões de identificação com todo histórico e dados médicos https://marquesfernandes.com/noticias/india-distribuira-cartoes-de-identificacao-com-todo-historico-e-dados-medicos/ https://marquesfernandes.com/noticias/india-distribuira-cartoes-de-identificacao-com-todo-historico-e-dados-medicos/#respond Sun, 16 Aug 2020 02:28:43 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9655

O atual cenário de pandemia levantou questões importantes pelo mundo todo referente ao setor de saúde. Vivenciamos um atraso desnecessário nesse setor, o que dificulta a luta em situações como a que estamos passando. Diversos outros setores menos importantes que saúde estão anos-luz na frente no quesito de tecnologia, e agora o mundo corre para cobrir essa lacuna.

O post Índia distribuirá cartões de identificação com todo histórico e dados médicos apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

O atual cenário de pandemia levantou questões importantes pelo mundo todo referente ao setor de saúde. Vivenciamos um atraso desnecessário nesse setor, o que dificulta a luta em situações como a que estamos passando. Diversos outros setores menos importantes que saúde estão anos-luz na frente no quesito de tecnologia, e agora o mundo corre para cobrir essa lacuna.

O cartão de identificação de saúde

Diversos países e empresas privadas começaram iniciativas interessantes, mais recentemente a Índia anunciou que está prestes a fazer uma grande aposta nos dados de saúde. O país anunciou planos para dar a cada indiano um cartão de identificação de saúde que armazena informações médicas como condições e prescrições. Médicos e farmácias irão atualizá-lo a cada visita física ou virtual. O plano é que você não precise informar os médicos sobre sua história ou temer que eles prescrevam um tratamento não condizente com o seu histórico.

O governo está ciente das questões de privacidade. Os proprietários do cartão teriam que liberar o acesso temporário aos seus dados a cada uso, tentando assim evitar abusos e problemas de segurança.

Ainda não divulgaram um prazo para quando os cartões estariam prontos.

A mudança ocorre no momento em que a Índia deseja que todos os vilarejos do país sejam conectados com cabos de fibra ótica nos próximos 1000 dias.

Certamente há pressão para repensar os dados. A Índia foi duramente atingida pela pandemia COVID-19, com dezenas de milhares de novas infecções por dia. Os cartões de identificação de saúde não estarão necessariamente prontos a tempo para abordar de forma significativa o COVID-19, mas podem ajudar a conter doenças semelhantes, garantindo tratamento consistente e distribuição de vacina. No entanto, isso pressupõe que o sistema de cartão funcione bem como prometido e para pouco mais de 1,4 bilhão de usuários.

https://www.engadget.com/india-health-id-card-230551089.html

O post Índia distribuirá cartões de identificação com todo histórico e dados médicos apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/noticias/india-distribuira-cartoes-de-identificacao-com-todo-historico-e-dados-medicos/feed/ 0 9655
Instagram começa a juntar os bate-papos com o Facebook Messenger https://marquesfernandes.com/noticias/instagram-comeca-a-juntar-os-bate-papos-com-o-facebook-messenger/ https://marquesfernandes.com/noticias/instagram-comeca-a-juntar-os-bate-papos-com-o-facebook-messenger/#respond Sat, 15 Aug 2020 22:35:26 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9645

O Facebook parece estar agindo em seu plano de unificar as mensagens, ainda lentamente, entre seus aplicativos. Usuários receberam avisos através dos aplicativos do Instagram para Android e iOS que eles poderiam “bater um papo com amigos que usam o Facebook” – isto é, Messenger . O ícone de avião de papel de assinatura para DMs foi substituído pelo logotipo do [...]

O post Instagram começa a juntar os bate-papos com o Facebook Messenger apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

O Facebook parece estar agindo em seu plano de unificar as mensagens, ainda lentamente, entre seus aplicativos. Usuários receberam avisos através dos aplicativos do Instagram para Android e iOS que eles poderiam “bater um papo com amigos que usam o Facebook” – isto é, Messenger . O ícone de avião de papel de assinatura para DMs foi substituído pelo logotipo do Mensageiro. Você ainda não pode enviar mensagens para amigos do Facebook, sugerindo que o anúncio pode ter chegado antes.

A atualização também traz uma aparência “mais colorida” aos chats, e a opção de responder às mensagens deslizando sobre eles.

O post Instagram começa a juntar os bate-papos com o Facebook Messenger apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/noticias/instagram-comeca-a-juntar-os-bate-papos-com-o-facebook-messenger/feed/ 0 9645
Videochamadas individuais no Telegram disponíveis no Android e iOS https://marquesfernandes.com/noticias/videochamadas-individuais-no-telegram-disponiveis-no-android-e-ios/ https://marquesfernandes.com/noticias/videochamadas-individuais-no-telegram-disponiveis-no-android-e-ios/#respond Sat, 15 Aug 2020 22:25:18 +0000 https://marquesfernandes.com/?p=9638

A videochamada finalmente chegou ao Telegram. O aplicativo prometia videochamadas em grupo no início deste ano, no início dos bloqueios relacionados ao coronavírus, o que tornou aplicativos como o Zoom e o Google Meet mais populares do que nunca. Ele ainda não implementou a funcionalidade de videochamadas em grupo, mas a versão alfa de seu recurso de videochamada um-para-um já [...]

O post Videochamadas individuais no Telegram disponíveis no Android e iOS apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>

A videochamada finalmente chegou ao Telegram. O aplicativo prometia videochamadas em grupo no início deste ano, no início dos bloqueios relacionados ao coronavírus, o que tornou aplicativos como o Zoom e o Google Meet mais populares do que nunca. Ele ainda não implementou a funcionalidade de videochamadas em grupo, mas a versão alfa de seu recurso de videochamada um-para-um já foi lançado para Android e iOS.

Você pode iniciar uma chamada a partir da página de perfil de um contato e alternar de áudio para vídeo (e vice-versa) a qualquer momento. O recurso também oferece suporte ao modo “picture-in-picture”, o que significa que você pode ler suas outras mensagens e enviar respostas enquanto fala com seu contato. O Telegram diz que as chamadas de vídeo, assim como as chamadas de áudio e bate-papos de texto, são protegidas pela criptografia de ponta a ponta pela qual é conhecida.

Como esta é apenas a versão alfa do recurso, eles prometeram lançar melhorias que o tornariam essa funcionalidade mais robusta no futuro. O objetivo do Telegram é lançar videochamadas em grupo nos próximos meses, provavelmente em um esforço para fornecer uma alternativa ao Zoom e seus rivais.

2020 destacou a necessidade de comunicação frente a frente, e a nossa versão alpha das chamadas de vídeo agora está disponível para Android e iOS. Você pode iniciar uma chamada de vídeo na página de perfil do seu contato, e ligar ou desligar o vídeo a qualquer momento durante as chamadas de voz. Assim como todos os outros conteúdos de vídeo no Telegram, as chamadas de vídeo têm compatibilidade com o modo PIP de janela flutuante, permitindo que você confira as suas conversas e faça outras tarefas enquanto mantém contato visual.

Equipe do Telegram.

O post Videochamadas individuais no Telegram disponíveis no Android e iOS apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

]]>
https://marquesfernandes.com/noticias/videochamadas-individuais-no-telegram-disponiveis-no-android-e-ios/feed/ 0 9638