Você comprou um SSD ou um HD novo para o seu computador, ou talvez até para o seu notebook, e está se perguntando: existe alguma maneira fácil para migrar toda a minha instalação do sistema operacional Windows 10 para o novo disco? A reposta é sim!

Existem algumas maneiras de fazer o clone e migração para um novo disco sem precisar reinstalar nada. Neste tutorial iremos realizar esse processo usando a versão gratuita do EaseUS.

1. Faça um Backup

Essa etapa é importante sempre que você fizer alterações críticas em seu computador. Realize um backup para um lugar seguro, seja nuvem ou um disco externo, de todos os seus documentos, fotos e arquivos importantes. Nenhum método é 100% garantido, então se prevenir para erros inesperados é importante.

2. Faça uma Limpeza no seu Computador

O processo de migração pode levar alguns bons minutos, então para facilitar e acelerar o processo é importante limpar o seu computador de qualquer arquivo ou programa não utilizado, quanto menor for a quantidade de armazenamento para a migração, mais rápido ela será.

2.1. Limpeza de Disco

O primeiro passo é fazer uma limpeza de disco, você consegue acessar esse programa digitando “Limpeza de Disco” no menu iniciar. Selecione os arquivos a serem excluídos e pressione OK. Essa etapa pode levar alguns minutos dependendo da quantidade de arquivos a serem excluídos.

Limpeza de Disco

2.2. Desinstale Programas não Utilizados

Acesse o painel de controle digitando “Painel de Controle” em seu menu inicial e procure a opção “Desinstalar um Programa“.

Nessa tela você encontrará todos os programas instalados em seu computador, verifique a lista e desinstale qualquer programa que você não utilize mais.

2.3. Limpeza Manual

Navegue pelas suas pastas, principalmente as pastas de Documentos, Imagens e Downloads e delete todos os arquivos que você não precisará mais. Muitos usuários esquecem de limpar a pasta Downloads, o que pode acarretar diversos arquivos baixados sem necessidade que sobrecarregam o armazenamento do seu computador.

3. Instale o Programa de Migração

O Windows 10 não oferece uma maneira nativa e simples para clonar e trocar seu sistema operacional para um disco rígido novo. Para isso precisaremos baixar e instalar o programa EaseUS.

4. Selecione o Disco de Origem

A primeira etapa é selecionar o disco de origem, ou seja, o disco em que o Windows 10 está instalado. Lembrando que o tamanho ocupado pelo disco de origem tem que ser menor ou igual ao tamanho disponível do disco novo. Clique no menu lateral para entrar na ferramenta de clonagem e selecione o disco inteiro que contém a instalação do seu sistema operacional, clique em avançar.

Selecione o Disco de Origem

5. Selecione o Disco de Destino

Agora precisamos selecionar o disco de destino, o disco para qual queremos mover a instalação do Windows 10.

Selecione o Disco de Destino

5.1. Migrando para SSD

Se você estiver migrando a instalação para um disco do tipo SSD, é recomendado que você clique em “Opções avançadas” e selecione a opção “Otimizar para SSD”.

Migrando para SSD

Clique em avançar e comece o processo de clonagem do disco rígido, lembrando que isso deletará todos os arquivos do disco de destino. Essa etapa pode levar alguns minutos, tudo dependerá da velocidade do seu computador e da quantidade de arquivos a serem migrados para o novo disco.

6. Configure o seu Boot

Essa etapa pode ser a mais chatinha, se você não for usar mais o HD antigo, pode apenas desconectar e tentar reiniciar o computador, ele já deverá ser capaz de identificar o novo disco. Agora se você pretende manter os dois discos instalados para usar o antigo posteriormente como mais espaço para armazenamento, você precisará entrar na sua BIOS e configurar a ordem do boot, deixando o novo disco como o primeiro na ordem do boot loader.

4.8 6 votos
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
newest
oldest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael
Rafael
1 mês atrás

Segui seu tutorial, mas ao substituir o HD pelo SSD e reiniciar o notebook, ele não conseguiu inicializar o Windows. Confirmei em outra máquina que o SO havia sido copiado para o SSD, mas ainda assim o notebook não conseguiu inicializar a partir dele. Alguma dica?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Rafael
1 mês atrás

Pois bem, ao iniciar o note você deve entrar na BIOS dele usando F2 ou F8 ou F12 e alterar a ordem em que o seu computador vai dar o BOOT nos discos
Provavelmente o antigo está na frente e você deve substituir pelo novo que tem o SO instalado

Rafael
Rafael
Reply to  Marcelo
1 mês atrás

Olá, Marcelo.
O antigo foi removido. Fiz a troca do HD por um SSD SATA. Na hora de alterar a ordem deles para o boot, eu só tenho a opção de mudar para mídia removível ou boot pela rede. Se manter ativo o boot pelo disco, ele não inicia

Lorenzo
Lorenzo
1 mês atrás

Obrigado!

Last edited 1 mês atrás by Lorenzo
4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x