Então você tem uma pasta com diversos arquivos dentro, e esse arquivos seguem um padrão de nome ou talvez você queria deletar todos os arquivos com uma determinada extensão. Existem duas maneiras de realizar essa tarefa, abordaremos às duas maneiras de realizar essa tarefa.

1. Usando o PowerShell

Você pode encadear um comando Get-ChildItem por meio de um filtro Where-Object que aceita um padrão RegEx e, em seguida, encadear o comendo Remove-Item para remover.

Get-ChildItem $Path | Where{$_.Name -Match "<RegEx>"} | Remove-Item

O atributo nome corresponderá apenas ao nome do arquivo ou pasta, junto com a extensão do arquivo. Não vai corresponder a outras coisas ao longo do processo. Isso passará um objeto FileInfo pelo canal, que Remove-Item toma como entrada do canal e removerá os arquivos em questão.

Se você quiser incluir subpastas para a busca, precisamos adicionar a opção -Recurse ao comando Get-ChildItem:

Get-ChildItem $Path -Recurse | Where{$_.Name -Match "<RegEx>"} | Remove-Item

Se você deseja apenas excluir arquivos, pode especificar isso na instrução Where, observando a propriedade PSIsContainer do objeto FileInfo:

Get-ChildItem $Path -Recurse | Where{$_.Name -Match "<RegEx>" -and !$_.PSIsContainer} | Remove-Item

2. Usando o Explorer

Para usuários que não tem o costume de utilizar a linha de comando, existe a possibilidade de filtrar usando a busca do próprio Windows Explorer e selecionando todos os arquivos filtrados para deleção. Essa maneira não é a mais performatica e pode dar um pouco mais de trabalho, visto que o filtro às vezes retorna itens que não desejamos necessariamente deletar, no exemplo abaixo vemos o filtro pela extensão .png. Por isso, se for utilizar esse método, não se esqueça de verificar antes de selecionar tudo e deletar, se todos os arquivos listados são realmente os que você deseja remover.

0 0 voto
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x