Se você deseja melhorar o desempenho da sua instalação Debian/Ubuntu, a criação de um espaço virtual de troca (Swap Space) pode te ajudar. Quando o sistema precisa de mais recursos de memória do que está disponível, esses recursos podem ser movidos para um espaço virtual evitando erros e interrompimentos inesperados. Como essa memória fica alocada normalmente em discos de acesso mais lento, isso pode comprometer a velocidade de seu sistema, por isso deve ser o último recurso de sua máquina. Tente sempre liberar mais espaço em sua memória, fechando programas não utilizados para conseguir continuar trabalhando na velocidade normal.
Dica no Ubuntu
Se você já utiliza as versões mais recentes do Ubuntu, é muito provável que esse espaço já tenha sido criado automaticamente durante a instalação do sistema operacional. Podemos conferir com o utilitário htop para visualizar facilmente se existe um espaço de troca, quantidade espaço alocado livre e usado:
Em uma busca na internet encontrei a seguinte dica: O tamanho de seu espaço virtual deve ser igual ao dobro da memória RAM de seu computador ou 32 MB, o que for maior. Mas não deve ser maior que 2048 MB (ou 2 GB).
Antes de começar
Antes vamos descobrir se o nosso sistema já possui um espaço virtual alocado:
$ sudo swapon --show
Se o resultado for vazio, isso significa que seu computador não possui um espaço alocado, caso contrário espere um resultado parecido com:
# Resultado
NAME TYPE SIZE USED PRIO
/swapfile file 2G 67,7M -2
Embora seja possível, não é muito comum ter mais de um espaço de troca configurado em seu computador.
Criando o arquivo de Swap
Lembrado que seu usuário precisa ter permissões root, para isso veja aqui como criar um. Nesse tutorial vamos criar uma espaço virtual com 2G, caso precise de menos ou mais espaço, basta substituir o número 2 pela quantidade em GB desejado.
$ sudo fallocate -l 2G /swapfile
Apenas usuários sudo devem ter permissão para alterar o arquivo, para isso vamos alterar suas permissões:
$ sudo chmod 600 /swapfile
Agora vamos utilizar o comando mkswap para configurar o espaço reservado como um espaço virtual de troca:
$ sudo mkswap /swapfile
Ativamos o arquivo swap usando o seguinte comando:
$ sudo swapon /swapfile
Precisamos fazer essa alteração permanente, caso contrário na próxima inicialização do sistema o seu espaço de troca será perdido:
$ sudo echo "/swapfile swap swap defaults 0 0" >> /etc/fstab
Verificamos que nosso espaço de troca está ativo com o comando swapon:
$ sudo swapon --show
# Resultado esperado
NAME TYPE SIZE USED PRIO
/swapfile file 2G 147,4M -2
Ajustando a capacidade de troca (Swappiness)
A capacidade de troca, swappiness em inglês, é uma propriedade que define o quanto o sistema vai usar o espaço de troca. O swappiness pode ter um valor entre 0 e 100. Quanto menor o valor, o sistema vai tentar evitar o uso do espaço, quanto maior o sistema vai usar esse espaço mais agressivamente.
O valor padrão do swappiness é 60. Você pode checar o valor configurado em seu sistema com o comando:
$ cat /proc/sys/vm/swappiness
# Resultado esperado
60
O valor de 60 é configurado para atender a maioria dos sistemas, mas se você está configurando esse espaço em um máquina usada como servidor, principalmente em ambientes de produção o indicado é utilizar um valor menor, na casa dos 10 por exemplo:
$ sudo sysctl vm.swappiness=10
Agora vamos fazer essa mudança permanente:
$ sudo echo "vm.swappiness=10" >> /etc/sysctl.conf
O valor ideal para o swappiness depende do seu sistema e da carga com que ele vai lidar. Você deve ajustar conforme sua necessidade.
Removendo o arquivo de Swap
Primeiro desativamos seguramente o arquivo Swap de nosso sistema:
$ sudo swapoff -v /swapfile
Remova a mudança que fizemos no arquivo /etc/fstab para evitar alertas e problemas na inicialização, em seguida vamos remover o espaço reservado para não ocupar memória sem necessidade:
$ sudo rm /swapfile
Para mais detalhes técnicos confira: Archlinux – Swap (Português)