Emails transacionais são um tipo de e-mail automatizado entre o remetente e o recebedor. Diferente dos emails promocionais, um email transacional é disparado mediante eventos, interações com um serviço ou uma plataforma e não com uma empresa em si. São normalmente pré programados e disparados após uma interação, como, por exemplo, a criação de uma conta que requer verificação do email.

Existem diversos usos para os emails transacionais, falaremos um pouco sobre os principais usos desse tipo de email:

Confirmações

Talvez o uso mais comum dos emails transacionais seja para confirmar a ação de um usuário. Quando um usuário cria uma conta, ou realiza uma compra, um email transacional é disparado para informar o usuário que essa ação ocorreu com sucesso.

Notificações

Alertas e notificações enviadas por plataformas e aplicações são um tipo de email transacional bastante comum. Por exemplo, quando um usuário deseja receber notificações de interações que ocorreram em seu serviço, ou quando você deseja informar seu usuário sobre alguma possível mudança em sua conta, ou serviço.

Convites

Muitas plataformas disponibilizam ferramentas para convidar outros usuários para o seu serviço. Quando uma plataforma permite que seu usuário use o seu canal ao invés de abrir seu programa de email e enviar diretamente, podemos considerar essa interação como um email transacional.

0 0 voto
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x