Desenvolvimento back-end é o desenvolvimento no lado do servidor. É o termo usado para o desenvolvimento que acontece por de trás dos bastidores, não vistos pelos usuários. Em outras palavras, os desenvolvedores de back-end criam a regra de negócio, a lógica para fazer um sistema web funcionar corretamente e fazem isso por meio do uso de linguagens de programação específicas para o lado do servidor, como NodeJS, PHP ou Python.


Para entender melhor o conceito de backend precisamos analisar a outra ponta de um sistema web, o frontend.

Fluxo Web Simples
Fluxo Web Simples

O desenho acima representa um fluxo simples de um site ou sistema web, temos a ponta que chamamos de cliente, quem solicita alguma informação para o lado do servidor. Nesse caso nosso cliente é um navegador web solicitando alguma página de algum site.

A parte do cliente, quem exibe as informações de um jeito estruturado é desenvolvido pelo desenvolvedor frontend enquanto a parte que responde às informações desejadas, fazendo consultas no banco de dados e aplicando outras regras de negócio, quem cuida é o desenvolvedor backend. A comunicação entre essas duas pontas é normalmente feita através de APIs (protocolos e padrões de comunicação na internet).

Exitem casos de desenvolvedores full-stack, que conseguem desenvolver nas duas pontas.

Linguagens de Programação Populares para Backend

Existem diversas linguagens de programação específicas para o backend, e a constantemente novas linguagens são criadas e novas versões são lançadas. É um setor muito dinâmico que requer constante atualização. Dentro das principais linguagens podemos citar:

NodeJS

NodeJS

O ambiente node possuí tudo o que se precisa para executar scripts em javascript, onde até então* era possível apenas nos navegadores. Ele permite utilizar o javascript como linguagem backend e utiliza a V8 javascript engine desenvolvida pela Google para o Chrome.

Python

Python

Python é uma linguagem de programação interpretada de uso geral, muito popular e que pode ser usada para desenvolver uma ampla variedade de aplicativos. Possuí estruturas de dados de alto nível, módulos, exceções, tipagem dinâmica, vinculação dinâmica e muitos recursos.

PHP

PHP

PHP (um acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor”) é uma linguagem interpretada de código aberto, usada principalmente no desenvolvimento do lado do servidor (backend) de aplicações web.

Java

Java

Java é um tipo de linguagem de programaçãocriada e comercializada pela Sun Microsystems desde 1995. É definida como uma linguagem orientada a objetos.
Sua intenção é permitir que os desenvolvedores escrevam o programa apenas uma vez e o executem por meio de qualquer dispositivo.

Responsabilidades de um Desenvolvedor Backend

As responsabilidades de um desenvolvedor de back-end podem incluir trabalhar com:

  • Armazenar dados e também garantir que sejam exibidos para o usuário
  • Criação, integração e gerenciamento de banco de dados
  • Gerenciar recursos de APIs que funcionam em vários dispositivos
  • Entender estruturas e arquiteturas de desenvolvimento back-end
  • Integração com servidor e nuvem
  • Integração com sistemas de terceiros
  • Configurações de segurança e prevenção de ataques
  • Pode estar envolvido na arquitetura de um sistema e nas análises de ciência de dados.
  • Construção de estruturas ou na arquitetura para torná-la mais fácil de programar.
  • Implementar algoritmos otimizados e resolver problemas relacionados ao sistema.

Quanto Ganha um Desenvolvedor Backend

A área de tecnologia é conhecida por possuir um ambiente de trabalho e remuneração muito atrativo. O salário de um desenvolvedor backend pode variar muito, tanto por empresa como por região. Segundo sites especializados em empregos a média salarial do desenvolvedor backend no Brasil está em R$ 4.200. Desenvolvedores mais experientes podem chegar a ganhar mais de R$10.000, sem contar os fartos benefícios que as empresas de tecnologia fornecem.

5 1 voto
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x