O HTTP 3 é a nova versão do protocolo HTTP, o suporte ao HTTP/3 já existe desde setembro de 2019 na versão de testes do Chrome, embora ainda não esteja ativado por padrão em qualquer navegador, em 2020 começou a ter o suporte não-padrão nas versões estáveis do Chrome e Firefox e ele já pode ser ativado. Já para o navegador da Apple, o Safari, o suporte experimental para HTTP/3 foi adicionado ao Safari Technology Preview em 8 de abril de 2020.

Alguns sites já começaram a utilizar a nova versão do protocolo, como é o caso do Google, Facebook, YouTube, Instagram e muitos outros.

O que é HTTP?

Hypertext Transfer Protocol ou HTTP para os mais íntimos é um conjunto de regras para transferência de dados como arquivos de texto, imagens, áudio, vídeo e outros arquivos multimédia.

Quando você digita um site em seu navegador, ele por trás dos panos está enviando uma requisição HTTP solicitando a página desejada para algum servidor web. Pense nos protocolos da internet como regras de trânsito, elas são necessárias para que todos os carros (dados) consigam chegar em seu destino (cliente).

O protocolo HTTP foi desenvolvido junto com a linguagem de marcação HTML para criar a primeira experiência interativa em navegadores web. Até hoje o protocolo segue sendo o principal meio de comunicação da internet! Você pode conferir com mais detalhes o que é o HTTP e a sua história nesse artigo.

O que há de novo no HTTP3?

A nova especificação promete uma experiência web mais rápida, melhor e segura. O HTTP 3 pretende simplificar o handshake TCP (é um handshake de 3 vias, oi; oi de novo; ok, você recebeu o meu oi). Resumindo, as conexões são estabelecidas mais rapidamente usando o Protocolo QUIC, que é algo relativamente novo também.

Esse estabelecimento de conexão aprimorada promete uma melhor migração de conexão que ocorre principalmente entre conexões wi-fi e redes móveis.

Por último, o QUIC também tenta atualizar o início lento do TCP, permitindo que altas velocidades sejam alcançadas mais rapidamente. O QUIC tenta aumentar a exponencial da janela de congestionamento para isso. Esta será uma atualização importante para a jogabilidade em casos como Stadia e streaming de vídeo em Ultra High Definition ou superior.

5 3 votos
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x