O Google Chrome é o navegador da web mais popular do mundo. É rápido, seguro e cheio de recursos para oferecer a melhor experiência de navegação. Quando você entra em uma nova instalação do Ubuntu, o navegador padrão instalado é o Firefox, ele melhorou bastante nos últimos anos, mas o Chrome ainda é a opção padrão da maioria dos usuários. Se você for na loja do ubuntu (Ubuntu Store), provavelmente não encontrará o Google Chrome para instalar, e sim a sua versão de código aberto Chromium, embora sejam similares (Chromium é o projeto de código aberto), eles não são o mesmo.

Então, como você instala o Google Chrome no Ubuntu? Existem duas maneiras de instalar, usuários mais avançados podem fazer isso direto pela linha de comando ou baixando o instalável igual se faz no Windows.

1. Instalando o Google Chrome no Ubuntu por arquivo

Se você é novo no mundo do Linux, instalar por linha de comando pode ser algo extremamente complicado, mas não se preocupe, o Ubuntu sabe disso e por isso tenta trazer uma experiência mais descomplicada para você.

Primeiro acesse https://www.google.com/chrome/ para acessar a página de download do Google Chrome.

Passo 1 Chrome

Clique em baixar, certifique-se que o Ubuntu instalado é o 64 bits, se for a última versão do Ubuntu ela com certeza é 64 bits.

Passo 2 Chrome

Escolha a opção DEB para Ubuntu/Debian.

Passo 3 Chrome

Salve o arquivo localmente, abrir diretamente com o Ubuntu Store pode não funcionar.

Passo 4 Chrome

Abra o arquivo, e siga os passos de instalação! Simples assim! Agora você já tem o Google Chrome instalado em seu Ubuntu.

2. Instalando o Google Chrome no Ubuntu pelo Terminal

Se você é um usuário já acostumado com o mundo Linux, provavelmente prefere fazer as coisas pela linha de comando. Embora não tão simples como instalar outras aplicações, usando somente o apt-get install chrome não funcionará.

Para instalar o Google Chrome a partir do terminal, precisamos baixar o arquivo DEB usando o comando wget:

$ wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb

Agora podemos usar o dpkg para instalar o Chrome a partir do arquivo DEB baixado:

$ sudo dpkg -i google-chrome-stable_current_amd64.deb

Agora basta procurar o Google Chrome na sua lista de aplicações e iniciar.

Como otimizar o Google Chrome

Agora que você já tem o seu Google Chrome instalado e rodando, confira este artigo de como otimizar o navegador e manter a sua performance sempre em dia.

4 4 votos
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x