O Facebook juntou-se a um grupo crescente de empresas que começaram a reclamar publicamente sobre a taxa de 30% que a Apple cobra sobre os pagamentos feitos através da App Store.
Essas reclamações vieram no meio de uma postagem de blog sobre o novo recurso da rede social de suporte a eventos online pagos. O Facebook disse que, para apoiar empresas em dificuldades, não cobrará nenhuma taxa por esses eventos, pelo menos no próximo ano, o que significa que essas empresas manterão 100% dos pagamentos realizados diretamente pelo site ou pelo app no Android.
Mas o Facebook reclamou que não será o caso no iOS, devido à taxa da App Store, e se posicinou diretamente para a Apple através de seu blog corporativo:
Pedimos à Apple que reduzisse seu imposto de 30% na App Store ou nos permitisse oferecer o Facebook Pay para que pudéssemos absorver todos os custos das empresas em dificuldades durante o COVID-19. Infelizmente, eles rejeitaram nossos pedidos e as pequenas e médias empresas receberão apenas 70% de sua receita arduamente conquistada. Porque isso é complicado, enquanto o Facebook estiver dispensando suas taxas, nós deixaremos todas as taxas claras em nossos produtos.
Para isso, a postagem inclui capturas de tela de como será o fluxo de pagamento de eventos no iOS e Android. No Android, ele diz: “O Facebook não cobra nenhuma taxa por esta compra”, enquanto no iOS, ele diz, “A Apple fica com 30% desta compra”.
Isso aconteceu cerca de 24 horas depois que Fortnite foi removido da App Store , depois que a Epic Games introduziu pagamentos diretos em seu título de sucesso. Parecia que a Epic estava intencionalmente tentando provocar uma briga, com a empresa anunciando rapidamente um processo contra a Apple e lançando um curto vídeo no jogo parodiando o famoso comercial da Apple de 1984, com a Apple escalada como a vilã.
Fonte: https://techcrunch.com/2020/08/14/facebook-vs-apple/