Procurando melhorar a velocidade do seu site WordPress? O uso de um plug-in de cache pode aumentar a velocidade de carregamento, criando uma experiência melhor para seus usuários.

Estatisticamente, quase metade do público-alvo do seu site espera que seu site seja carregado em menos de três segundos. Portanto, não surpreende que o Google continue enfatizando a velocidade do site em seu algoritmo de pesquisa. Quanto maior a velocidade da página, melhores serão os seus rankings de pesquisa e mais tráfego orgânico você poderá atrair.

O que é Cache?

Simplificando, cache é basicamente uma solução simples para um problema complexo: As páginas no WordPress são geradas dinamicamente, quando um usuário entra em site e acessa, por exemplo, algum artigo, uma requisição pro servidor é feita para que essa página seja processada e entregue, então a linguagem de programação PHP entra em ação e realiza diversas consultas no banco de dados para construir a página solicitada e e retorna ela para o usuário.

Conforme a quantidade de acessos em seu site aumentam, isso acaba sobrecarregando o servidor e reduzindo o tempo de resposta da página para o usuário. É ai que o cache entra em ação, como a maioria das páginas não precisam ter o conteúdo necessariamente dinâmico, ele cria um arquivo estático da página, e sempre que o usuário solicitar ele entrega essa página já criada, o que reduz drasticamente o processamento e tempo de resposta. O Cache trabalha normalmente com um tempo de expiração, por exemplo, a sua página inicial pode ter um tempo de expiração de 24hs, quando o Cache espirada, uma nova versão atualizada da página é gerada e servida para os seus usuarios.

Trabalhar com cache no WordPress pode ser complicado, como muitos usuários utilizam temas prontos, a otimização pode se tornar uma tarefa complicada e chata, mas não se preocupe, a maioria dos plug-ins conseguem fazer um excelente trabalho de otimização com pouco esforço.

Porque Você de usar Cache

  • Acelera o site para os usuários: Já cobrimos isso, mas é bom mencionar novamente, pois é a principal vantagem.
  • Aprimora a experiência geral do usuário: Como o site carrega mais rapidamente para os usuários, eles agora têm mais probabilidade de navegar, podendo diminuir a taxa de rejeição para o seu site, muitas pessoas não querem esperar 10 segundos para visualizar uma página.
  • Seu servidor usa menos recursos: Coloca menos pressão no seu servidor, reduzindo o processamento e memória necessária para aguentar o tranco de muitos usuários, podendo inclusive reduzir custos com hospedagem.
  • Aumento na otimização de mecanismos de pesquisa: Você mostra ao Google e a outros buscadores que seu site vale a pena indexar em uma classificação mais alta, pois essa é uma métrica bastante importante para o seu ranqueamento.

Top Plugins de Cache para WordPress

Separei uma lita com os melhores e mais populares plugins de cache para o WordPress, trarei um breve comparativo das vantagens de cada um.

  1. WP-Optimize
  2. WP Super Cache
  3. W3 Total Cache
  4. WP Fastest Cache

1. WPOptimize

WP-Optimize

O WP-Optimize é um plug-in revolucionário, tudo em um, que limpa seu banco de dados, compacta suas imagens e armazena em cache o seu site. O recurso de cache é construído em torno do mecanismo de cache mais rápido do mundo. Esta ferramenta simples, popular e altamente eficaz tem tudo o que você precisa para manter seu site rápido e completamente otimizado!

WP-Optimize é o plugin que escolhi para o meu blog (não ganho nada pela recomendação), depois de testar diversos plugins, optei por esse por sua simplicidade e eficiência, fácil de configurar, ele entregou uma melhora de performance e carregamento muito significativa. Ele ataca otimizando diversas partes do seu site:

  1. Banco de Dados: Ele otimiza seu banco de dados, removendo tabelas desnecessárias e comprimindo/desfragmentando.
  2. Compressão de Imagens: Ele possui uma ferramenta para compactar suas imagens, reduzindo seu tamanho e aumentando o tempo de carregamento da página.
  3. Cache: Ele vem com todos os recursos essenciais de qualquer outro plug-in de cache com uma configuração bem simples.

2. WP Super Cache

WP Super Cache

Este plugin gera arquivos html estáticos do seu blog dinâmico do WordPress. Depois que um arquivo html é gerado, o seu servidor servirá esse arquivo em vez de processar os scripts PHP do WordPress, que são comparativamente mais pesados e mais custosos.

WP Super Cache é um plug-in muito popular de cache para WordPress, com mais de um milhão de instalações ativas. O plugin é mantido pela Automattic, a mesma equipe desenvolvedora do WordPress.com.

O WP Super Cache serve arquivos em cache de três maneiras:

  • Simples: Este é o método mais recomendado de armazenamento em cache de arquivos, porque você não precisa editar arquivos PHP, e o arquivo .htaccess não precisa ser configurado.
  • Especialista: Esse é o método de cache mais rápido e e eficiente porém requer modificação dos arquivos .htaccess e configurações adicionais.

3. W3 Total Cache

W3 Total Cache

O W3 Total Cache (W3TC) melhora a experiência de SEO e de usuário do seu site, aumentando o desempenho do site e reduzindo os tempos de carregamento, aproveitando recursos como a integração da rede de entrega de conteúdo (CDN) e as práticas recomendadas mais recentes.

W3 Total Cache é um dos plugins de cache mais populares do WordPress, com mais de 1 milhão de instalações ativas. Ele melhora o desempenho do servidor, armazenando em cache todos as camadas do site.

Oferece suporte para páginas móveis aceleradas do Google (AMP) e Secure Socket Layer (SSL).

Os desenvolvedores afirmam que o plug-in pode oferecer até 80% de economia de largura de banda através do seu algoritmo de minificação, o processo reduz o tamanho do seu HTML, CSS, JavaScript sem causar um impacto negativo no seu site.

4. WP Fastest Cache

WP Fastest Cache

O WP Fastest Cache – O plugin de cache wordpress mais rápido e fácil.

WP Fastest Cache é um dos plugins de cache do WordPress mais fáceis de configurar. Assim como qualquer outro plugin de cache, ele cria arquivos HTML estáticos no seu site dinâmico do WordPress.

Para reduzir o tamanho dos arquivos, o plug-in reduz os arquivos HTML e CSS. Ele efetivamente implementa o cache do navegador para reduzir o tempo de carregamento da página para visitantes repetidos e combina muitos arquivos CSS em um para reduzir o número de requisições feitas para o seu servidor.

3 1 voto
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x