Hypertext Transfer Protocol ou HTTP para os mais íntimos é um conjunto de regras para transferência de dados como arquivos de texto, imagens, audio, vídeo e outros arquivos multimedia.

Ahn?

Image result for netscape gif

Quando você digita um site em seu navegador, ele por trás dos panos está enviando uma requisição HTTP solicitando a página desejada para algum servidor web. Pense nos protocolos da internet como regras de trânsito, elas são necessárias para que todos os carros (dados) consigam chegar em seu destino (cliente).

O protocolo HTTP foi desenvolvido junto com a linguagem de marcação HTML para criar a primeira experiência interativa em navegadores web. Até hoje o protocolo segue sendo o principal meio de comunicação da internet!

Quando e como surgiu?

O protocolo foi elaborado em 1989 por Sir Tim Berners Lee e agora está sob responsabilidade da W3C.

  • A versão HTTP/1.1 foi documentada em 1997 na RFC 2068
  • Em 2015 a versão HTTP/2 foi lançada com inúmeras melhorias, como suporte para TLS e ALPN.
  • Em 26 de setembro de 2019 a versão HTTP/3 que utiliza o protocolo UDP no lugar de TCP foi introduzido pela Cloudflare, Google Chrome e Mozilla Firefox.

Como funciona?

A comunicação entre clientes e servidores é feita basicamente através de requisições e respostas a um determinado recurso.

Recursos

Um recurso HTTP nada mais é que uma parte da URL, quando digitamos no navegador marquesfernandes.com/category/design/ estamos solicitando o recurso /category/design/ que está localizado no servidor marquesfernandes.com.

Métodos

Para interagir com esses recursos o HTTP utiliza métodos de requisições predefinidos que informam ao servidor qual tarefa ele deve executar no recurso desejado:

  • GET requisição de um recurso
  • POST adiciona/cria um recurso
  • PUT modifica diretamente um recurso
  • DELETE remove um recurso específico
  • PATCH modifica parcialmente um recurso

Confira a lista completa de métodos.

Códigos de status

Quando uma requisição é feita uma resposta é esperada (durd), para isso os servidores além de responderem a requisição com o corpo da resposta, seja um html, audio e etc, enviam também códigos de resposta que indicam qual foi o estado daquela requisição, se ela teve algum erro ou se foi bem sucedida. Os códigos mais comuns são:

  • 200 OK: Significa que sua requisição funcionou com sucesso.
  • 301 Movido Permanentemente (Moved Permanently): Esse código informa que esse caminho da requisição foi movido permanentemente para outro endereço.
  • 401 Não autorizado (Unauthorized): O usuário que está tentando fazer a requisição não esta autenticado.
  • 403 Proibido (Forbidden): O usuário que está tentando realizar a requisição está autenticado porém não possui as permissão necessárias.
  • 404 Não Encontrado (Not Found): Significa que o recurso solicitado não foi encontrado.
  • 500 Erro Interno no Servidor (Internal Server Error): Erro genérico que o servidor não soube tratar.

Confira a lista completa de códigos de status.

Ciclo de requisição HTTP

Um requisição HTTP normalmente desencadeia uma serie de outras requisições, observe um exemplo bastante utilizado:

  1. O cliente (um navegador) solicita uma página para a internet, por exemplo www.uol.com.br o navegador então faz uma requisição HTTP do tipo GET para o servidor.
  2. O servidor recebe a requisição e executa qualquer rotina interna atrelada a ela.
  3. Caso tudo de certo o servidor retorna uma resposta com o conteúdo HTML da página e com o código de status 200 para o navegador. E uma série de outras requisições podem acontecer:
    1. O navegador faz uma requisição para uma folha de estilo. O servidor retorna um arquivo CSS;
    2. O navegador faz uma requisição para uma imagem .JPG. O servidor retorna um arquivo .jpg;
    3. O navegador faz uma requisição para um código JavaScript. O servidor retorna um arquivo .js;
    4. O navegador faz uma requisição de um dado extra. O servidor retorna um arquivo de dados estruturado (XML, CSV, JSON, …);
  4. O navegador finalmente interpreta as respostas e renderiza a página.

HTTP vs. HTTPS

HTTPS (HTTP sobre SSL ou HTTP Seguro) é o uso de Secure Sockets Layer (SSL) ou Transport Layer Security (TLS) como subcamada de uma requisição HTTP. Basicamente o HTTPS criptografa e descriptografa as requisições do usuário bem como as respostas do servidor. O uso do HTTPS protege contra ataques conhecidos que visam interceptar essas requisições e sequestrar dados sensíveis, como o MitM (man-in-the-middle).

5 4 votos
Nota do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x