Desenhar o seu banco de dados é um dos passos mais importantes ao começar a desenvolver uma nova aplicação e escolher a ferramenta certa para isso pode facilitar muito sua vida. Diagramar o seu banco ajuda a entender melhor como os seus dados e entidades serão armazenadas e se comunicarão entre si. Muitos projetos sofrem ao longo prazo por terem negligenciado essa etapa tão importante, conforme sua aplicação ganha vida e massa de dados, cada vez mais, qualquer mudança estrutural se torna mais complicada e demorada.

A notícia boa é que existem excelentes ferramentas para ajudar nessa tarefa, separei uma lista para ajudar você a escolher uma ferramenta gratuita de diagramação.

 

Confira também: 4 ferramentas gratuitas para gerenciar MongoDB

Melhores ferramentas para desenhar/diagramar um banco de dados

1. dbdiagram.io

dbdiagram.io

dbdiagram.io é uma ferramenta online que permite facilmente uma rápida prototipagem de entidades e relações. Coloquei em primeiro lugar por ser a minha ferramenta go-to no dia a dia quando preciso estruturar alguma relação. Possui integração com o github, o que permite facilmente versionar seus trabalhos.

2. diagrams.net (draw.io)

diagrams.net (draw.io)

diagrams.net é uma excelente ferramenta para desenhar seu banco de dados e a relação entre entidades. Possui integração com OneDrive e Google Drive para salvar automaticamente seus projetos. Por se tratar de uma ferramenta mais completa, você pode além de diagramar seu banco, desenhar fluxogramas, organogramas e muito mais.

3. Lucidchart

Lucidchart

Lucidchart segue a mesma linha do diagrams.net, uma ferramenta completa e versátil que permite a diagramação de banco de dados, relacionamento de entitades, etc. Existe uma limitação de 100 modelos básicos no plano gratuito, mas para projetos simples isso não deverá ser um empecilho.

4. MySQL Workbench

MySQL Workbench

MySQL Workbench é uma ferramenta desenvolvida pela Oracle focada na administração e construção de banco de dados no MySQL, no entanto, sua ferramenta de diagramação é muito prática e completa, podendo ser usada para diagramar entidades e principalmente banco de dados SQL, se tornando uma alternativa offline poderosa.

Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of