Alguns dos melhores servidores DNS são na verdade também a espinha dorsal da Internet: Eles permitem que as informações disponíveis por toda a intrenet cheguem ao seu endereço IP e em seu navegador da web. Porém, alguns servidores DNS são melhores que outros, dependendo de suas preferências.

Existem alguns DNS comerciais muito rápidos que geralmente vêm com o pacote da sua provedora de internet, existem também servidores com outras funcionalidades como os DNS anônimo, que ajudam a proteger suas informações ao navegar na internet.

Afinal, o que é DNS?

O sistema de nomes de domínio (DNS) é como se fosse uma lista telefônica da Internet. Nós acessamos informações on-line através de nomes de domínio, como google.com ou uol.com.br. Os navegadores interagem através de endereços IP (Internet Protocol), então basicamente o DNS converte nomes de domínio em endereços IP, para que os navegadores possam carregar recursos da Internet.

Quando trocamos o servidor de DNS que a nossa rede utiliza, estamos basicamente escolhendo qual lista telefônica queremos olhar.

Porque devo trocar meu DNS?

Como explicamos acima, o DNS é essencial para todas as atividades na Internet, então, se os servidores DNS fornecidos pelo seu provedor de internet forem lentos ou não estiverem configurados corretamente para aprimorar a velocidade de navegação, eles podem acabar reduzindo o tempo de resposta e, consequentemente a sua velocidade de navegação. Isso é muito visível quando você carrega uma página que carrega conteúdo de vários outros domínios diferentes, sites com muitas propagandas ou conteúdos de terceiro. Mudar e escolher um servidor de DNS otimizados pode acelerar sua navegação, seja em na sua casa ou no trabalho.

Algumas empresas oferecem serviços de DNS com complementos para empresas, por exemplo, eles podem filtrar sites mal-intencionados no nível DNS, para que essas páginas nunca cheguem ao navegador de um funcionário.

O servidor DNS armazena em cache solicitações frequentes, assim ele consegue responder rapidamente, sem precisar consultar do zero outros essas requisições.

Outro ponto para escolher seu DNS e que vem se tornado uma preocupação frequente, é o anonimato. A menos que você esteja conectado por uma VPN (Rede Privada Virtual), os servidores DNS do seu provedor tem acesso a todos os seus domínios solicitados. Seu provedor sabe exatamente onde você navega na internet e provavelmente não se importa, mas ele pode acabar usar essas informações. Por exemplo, alguns provedores encontraram uma maneira de monetizar seu serviço DNS: Quando você atinge um domínio que não existe, eles redirecionam a requisição para uma página de pesquisa e publicidade pré-carregada, normalmente páginas de venda de domínios.

Os melhores DNS para usar em 2020

1. Cloudflare

  • DNS primário: 1.1.1.1
  • DNS secundário: 1.0.0.1

Coloquei o Cloudflare em primeiro na lista porque é o DNS que eu uso e recomendo. Cloudflare é uma empresa de infraestrutura muito conceituada e hoje prove serviços para milhões de sites ao redor do mundo. Eles criaram a sua solução pública de DNS chamada WARP, e segundo benchmarks da própria empresa, sua velocidade supera as de seus concorrentes. Além do foco em performance, WARP é encripta toda sua conexão com seu servidor, afim de preservar seu anonimato e possíveis golpes na internet.

2. Google

  • DNS primário: 8.8.8.8
  • DNS secundário: 8.8.4.4

O DNS público da Google provavelmente é o mais conhecido e utilizado servidor de DNS do mundo, contam com alta disponibilidade e velocidade, ainda mais se considerarmos a quantidade de usuários que utilizam o serviço. Minha única ressalva é para o controle de dados, o Google armazena todas as informações que passam pelos seu servidores e possivelmente podem utilizar isso para outros fins.

3. OpenDNS

  • DNS primário: 208.67.222.222
  • DNS secundário: 208.67.220.220

O OpenDNS é outro servidor bem consolidado no mercado, uma ótima alternativa para os DNS populares. Oferece inclusive serviços de proteção a criança que bloqueia conteúdos inapropriados.

4. Quad9

  • DNS primário: 9.9.9.9
  • DNS secundário: 149.112.112.112

A Quad9 tende a focar em sua habilidade de bloquear domínios maliciosos, supostamente coletando informações de diversas fontes, públicas e privadas. Não se sabe ao certo a sua eficacia, mas é uma boa opção em termos de qualidade e velocidade.

5. Verisign

  • DNS primário: 64.6.64.6
  • DNS secundário: 64.6.65.6

O serviço DNS da Verisign é gratuito e a empresa destaca os três recursos que eles consideram mais importantes: estabilidade, segurança e privacidade. O serviço definitivamente atende a essa conta, principalmente se você busca um servidor DNS seguro e estável, quanto ao anonimato a empresa garante que seus dados jamais serão utilizados ou vendidos para terceiros, e até então não se sabe de nenhum problema quanto a isso.

Provavelmente devido as suas camadas de segurança, o seu desempenho acaba sendo inferior a de seus concorrentes, o que pode não ser tão impactante se seu objetivo principal for a segurança.

Conclusão

Existe diversos serviços de DNS disponíveis por ai, parte da busca deve levar em consideração a velocidade e estabilidade, já no lado de segurança e anonimato cabe a você decidir o quanto confia na empresa que está fornecendo o serviço, infelizmente é difícil criar um benchmark para isso. Você pode conseguir métricas e ranking dos serviços de DNS pelo mundo acessando o site: https://www.dnsperf.com/

4.6 5 votos
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x