Se você possui um blog em WordPress, provavelmente já notou que sua URL vem no formato /ano/mes/dia/url-do-post. Esse formato cria links mais longos, e essa marcação de data pode ser prejudicial para o seu site, muitos usuários olham para o link e selecionam o site com o conteúdo mais recente, então mesmo se você mantém seus posts atualizados isso pode causar um impacto no alcance de seus artigos.

Nesse artigo vamos aprender como configurar o WordPress para usar um formato de url mais simples e a redirecionar os posts já indexados ou compartilhados para o novo formato usando o .htaccess.

Configurando os links permanentes no WordPress

Entre no painel administrativo do seu WordPress e troque para o formato desejado, nesse artigo vamos usar o formato simples, apenas com o nome do post na URL:

/%postname%/

Configurando os links permanentes no WordPress

Redirecionando os links antigos usando o mod_rewrite no .htaccess

Agora vamos adicionar uma pequena configuração em nosso .htaccess (Ele está localizado na raiz da sua instalação de WordPress).

RewriteRule ^([0-9]+)/([0-9]+)/([0-9]+)/(.*)$ /$4 [R=301,NC,L]

Seu arquivo deve ficar parecido:

<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteRule ^([0-9]+)/([0-9]+)/(.*)$ /$3 [R=301,NC,L]
RewriteRule ^index\.php$ - [L]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]
</IfModule>

Dica: Se você usa alguma extensão de otimização de SEO, performance ou de redirecionamento no WordPress, muito provável seu arquivo é muito maior que o do exemplo acima, lembre-se de colocar a linha logo no começo do arquivo para o redirecionamento funcionar.

Teste algumas URLs antigas e veja se seu redirecionamento está funcionando corretamente, para monitorar possíveis erros de 404 confira o artigo: Como monitorar erros 404 e páginas não encontradas no Google Analytics

Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of