O conceito de servidor é muito claro para quem vem do mundo da tecnologia, mas se esse não é seu caso não se preocupe. Provavelmente você já escutou alguém falando sobre servidores, que algo está em um servidor na nuvem ou que deu problema no servidor. Mas, o que exatamente é um servidor? E para que ele serve?

O que é um servidor

Um servidor pode ser definido como um software e/ou computador que fornece serviços específicos para um cliente. Provavelmente quando você escuta alguém falar de um servidor, ele está se referindo a uma máquina dedicada para executar um sistema ou aplicação, basicamente um servidor é uma máquina conectada a internet que recebe e responde solicitações e que normalmente está ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para que serve uma servidor

Nos servidores normalmente normalmente se encontram as aplicações que fornecem dados e serviços para o cliente. Vamos imaginar o serviço do Instagram por exemplo, existem duas maneiras de acessar esse serviço, através da internet ou do aplicativo mobile, podemos chamar eles de cliente, eles fazem requisições para os servidores de fotos, comentários e outras informações.

Sistema operacional de um servidor

Os servidores normalmente possuem sistemas operacionais específicos, normalmente sem interface gráfica, pois focam todo a potencia computacional em executar a aplicação que hospedam. Eles são acessados pela famosa linha de comando, muito conhecida por leigos como a ferramenta dos hackers.

A maioria dos servidores usam linux como seu sistema operacional, por exemplo o Ubuntu Server e CentOS, porém algumas aplicações precisam ser rodadas no sistema operacional da Microsoft, e por isso existe uma versão Windows dedicada a servidor, o Windows Server.

Basicamente qualquer computador pode ser considerado um servidor, por exemplo, você pode pegar um computador velho e usar ele como servidor, instalar o sistema operacional específico e hospedar alguma aplicação. Servidores caseiros são muito utilizado por desenvolvedores de software.

Como o Cliente se comunicada com o Servidor

A comunicação de um cliente com o servidor é feita através de protocolos da internet, existem diversos protocolos para usos específicos, o mais conhecido é o http://, protocolo que utilizamos para acessar uma página na internet.

0 0 voto
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x