TypeScript é um superconjunto tipado de  JavaScript que é compilado para JavaScript puro. Ele segue o padrão do JavaScript e também é uma linguagem multi-paradigma, no entanto, adiciona funcionalidades e sintaxe de orientação ao objeto, classes e tipagem vistas em linguagens como C# e Java.

Foi considerada pelo público a 4ª linguagem “mais amada”, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo site Stack Overflow em 2018, e está entre as 15 linguagens mais populares, de acordo com uma pesquisa conduzida pela RedMonk.

Um código TypeScript é salvo em um arquivo com a extensão .ts e compilado em JavaScript usando seu compilador.

História do TypeScript

TypeScript é uma linguagem relativamente nova. Foi lançado para uso público em outubro de 2012, como a versão 0.8 do idioma. Foi o resultado de dois anos de desenvolvimento na Microsoft, com Anders Hejlsberg, o arquiteto principal do c #, bem como o criador do Delphi e Turbo Pascal trabalhando no projeto também.

Benefícios do uso do TypeScript

Quem já tentou desenvolver e estruturar uma aplicação grande em JavaScript já deve ter tido algumas dores de cabeça com o passar do tempo. O uso do TypeScript teve grande adoção por tornar o desenvolvimento mais conciso, robusto e sem perder a agilidade e vantagens que o JavaScript tem.

Por ser uma linguagem tipada, recursos importantes como autocomplete na IDE se tornaram disponíveis, a consistência do código e previsão de erros inesperados também. Além disso, podemos listar algumas outras vantagens tangentes:

  • É  semelhante  ao JavaScript e usa a mesma sintaxe e semântica.
  • Semelhante a outras linguagens tipadas, como C# e Java, ajuda os desenvolvedores de back-end a migrarem para NodeJs mais facilmente e até escrever código de front-end.
  • Você pode chamar o código TypeScript a partir de um código JavaScript existente . Além disso, ele funciona com códigos e bibliotecas em JavaScript puro sem problemas.
  • O arquivo Definition, com extensão .d.ts, fornece suporte para bibliotecas JavaScript existentes, como Jquery, D3.js , etc. Portanto, o código TypeScript pode adicionar bibliotecas JavaScript usando definições de tipo para aproveitar os benefícios da verificação de tipo, preenchimento automático de código e documentação em bibliotecas JavaScript de tipo dinâmico existentes.  
  • Ele inclui recursos de ES6 e ES7 que podem ser executados em engines de JavaScript ES5 como Node.js.

Referências:
https://blog.rocketseat.com.br/typescript-vantagens-mitos-conceitos/
https://www.typescriptlang.org/

0 0 voto
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x