Você provavelmente já deve ter notado o pequeno ícone de cadeado fechado no seu navegador ao lado do URL. Isso significa que navegando de forma segura por HTTPS, a comunicação entre seu navegador e o servidor está criptografada, assim terceiros não conseguem espionar a maioria das informações que você acessa. Mas sites mesmo com esse recurso de segurança, os sites ainda podem hospedar formulários HTTP inseguros que te permitem digitar suas senhas e outros dados pessoais, mas o Google já está de olho nisso e planeja solucionar, ou pelo menos mitigar esse risco no Chrome 86, em outubro.

A ideia inicial é que você receba alguns avisos grandes e chamativos, de acordo com o post oficial do blog do Google, será algo assim:

Aviso de Formulário Inseguro

E se mesmo assim, você tentar enviar as suas informações pessoais ignorando o aviso do Google, ele tentará te dar mais uma chance de pensar bem sobre o que você está fazendo:

O Google também vai desativar a funcionalidade de preenchimento automático nesses formulários marcados como risco, assim dando mais uma camada de proteção, evitando o preenchimento automático de senhas e usuários nesses formulários.

A primeira empreitada do Google contra esses formulários foi desmarcar o cadeado de seguro em sites contendo formulários de risco, porém, muitos usuários acabavam passando despercebido e caindo nesses ataques. E realmente, qual foi a última vez que você olhou para o cadeado ao lado do link do site?

0 0 votos
Nota do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x