Quando você começa a desenvolver uma aplicação ou serviço web, provavelmente terá a necessidade de se comunicar através de e-mails com seus usuários. Você pode facilmente criar seu projeto piloto usando serviços de e-mail pessoal, enviando pelo protocolo SMTP usando serviços como Gmail, mas como o tempo e o aumento dos envios esses serviços podem trazer limitações como quantidade de envio e problemas com seus emails caindo no spam.

Então se sua aplicação está começando a enviar mais que uma centena de emails, provavelmente está na hora de procurar um serviço especializado nisso. Além de cuidar de todo o processo de envio, muitos dos serviços oferecem ferramentas mais avançadas pra controle de envio, monitoramento de entregas, aberturas e outras estatísticas muito úteis.

O que é um email transacional?

Emails transacionais são um tipo de e-mail automatizado entre o remetente e o recebedor. Diferente dos emails promocionais, um email transacional é disparado mediante eventos, interações com um serviço ou uma plataforma e não com uma empresa em si. São normalmente pré programados e disparados após uma interação, como, por exemplo, a criação de uma conta que requer verificação do email. Você pode entender um pouco melhor o uso desses emails lendo esse post.

Melhores serviços de emails transacionais

Escolher um serviço que atenda sua demanda é muito importante, como essa funcionalidade faz parte do core de sua aplicação, é crucial que não haja empecilhos para usar e que alinhem com um custo e funcionalidades disponíveis em seu projeto.

  1. Amazon SES
  2. SendGrid
  3. Mailgun
  4. Mailjet
  5. SendinBlue

1. Amazon SES

Amazon SES

A Amazon Web Services possui diversos serviços cloud, dentre eles o Amazon SES para envio de e-mails transacionais. Contando com toda a estrutura e confiabilidade da AWS, possui preços bem acessíveis. É uma solução robusta para quem possui uma certa experiência técnica, o serviço não oferece estatísticas por si, é preciso conectar com o outro serviço, o AWS SNS, para conseguir acompanhar as métricas de seus envios.

Plano gratuito: 62 mil emails por mês.

2. SendGrid

SendGrid

SendGrid é um dos serviços mais populares, possui mais de 80 mil usuários pagantes e enviam mais de 60 bilhões de e-mails por mês. Possui uma interface robusta para acompanhar, monitorar e analisar seus envios, bem como uma API muito bem documentada para integrar com sua aplicação.

Plano gratuito:

  • 40 mil e-mails no primeiro mês e depois 100 e-mails por dia.
  • APIs, SMTP Relay e Webhooks
  • Editor de template de emails
  • Estatísticas de envio

3. Mailgun

Mailgun

Mailgun é uma solução completa para todo o escossistema de emails, desde envios até validações. Possui uma interface bem amigável, estatísticas completas e é uma ferramenta consolidada no mercado.

Plano gratuito:

Embora não seja uma solução 100% gratuita, oferece um plano de graça pelos primeiros 3 meses e depois um plano flex sob demanda.

  • Email APIs, SMTP Relay e Webhooks
  • Suppression Management
  • Tracking e Estatísticas
  • 99,99% Uptime SLA

4. Mailjet

Mailjet

Mailjet é outro serviço consolidado no mercado, atendendo grandes empresas como a Microsoft e MIT. Sua plataforma é extremamente amigável, com estatísticas avançadas e APIs bem documentas para integrar com a sua aplicação.

Plano gratuito:

6 mil emails por mês / 200 emails por dia

  • Contatos ilimitados
  • APIs, SMTP Relay, Webhooks
  • Editor de Template de Email
  • Estatísticas Avançadas

5. SendinBlue

SendinBlue

SendinBlue é um serviço focado em marketing, possui uma plataforma extremamente amigável.

Plano gratuito:

300 emails por dia e contatos ilimitados

Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of