Recentemente fiz um artigo explicando como instalar e configurar o WSL 2 para ter um ambiente linux completo de desenvolvimento direto do Windows. Mas como nem tudo são flores, meu computador possui um SSD com pouco armazenamento, o que me limita em instalar muitos programas no disco C:/ padrão. Em pouco tempo vi a instalação do WSL 2 começando a consumir espaço, com tantas imagens docker e projetos front com node_modules, meu limite de armazenamento foi acabando. Como meu notebook tem também um HDD de 1TB, comecei a procurar uma maneira de instalar/mover o WSL 2 para outro disco.

Instalar o LxRunOffline

LxRunOffline é um utilitário completo para gerenciar o Windows Subsystem for Linux (WSL). Esse programa que vai nos permitir mover nossa instalação do disco C:/ para outro disco, no meu caso D:/.

A maneira mais fácil de instalar é usando o utilitário choco:

choco install lxrunoffline

Listando as instalações WSL

Agora vamos listar todas as instalações WSL disponíveis, no meu caso estou em busca do Ubuntu 20.04:

lxrunoffline list
WSL

Movendo a instalação do Ubuntu 20.04 WSL para outro disco

Primeiro desligue o WSL com o comando wsl --shutdown. Você precisa executar esse comando a partir de um Power Shell com privilégios de administrador.

Agora que encontramos a instalação que desejamos mover para outro disco, é bem simples, vamos passar um comando para mover a instalação do Ubuntu 20.04 para o disco D:/ dentro de pasta chamada WSL:

lxrunoffline move -n Ubuntu-18.04 -d D:\wsl\

Aguarde um pouco até o processo terminar, depois disso sua instalação já estará sendo executada a partir do novo disco.

0 0 voto
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x