NodeJS é uma plataforma criada no motor de execução JavaScript do Chrome para criar facilmente aplicativos de rede escaláveis e rápidos. O PPA do Node está sendo atualizado e mantido em seu site oficial. Podemos adicionar esse PPA em nosso sistema Debian e Ubuntu 19.10, 18.04 LTS, 16.04 LTS (Trusty Tahr) e 14.04 LTS (Xenial Xerus) e instalar o Node usando o gerenciador de pacotes nativo.

Confira mais em: Afinal o que é NodeJS?

Adicionado o PPA do NodeJS

O pacote de instalação do Node está disponível sempre na versão LTS e na versão atual, fica por sua conta escolher qual versão instalar. Vamos adicionar o PPA em nosso sistema e instalar o Node no Debian/Ubuntu.

Na última atualização desse artigo o NodeJS se encontra na versão 12 LTS e 13 atual, para instalar a última versão disponível:

$ sudo apt-get install curl
$ curl -sL https://deb.nodesource.com/setup_13.x | sudo -E bash -

Se você deseja instalar a última versão LTS:

$ sudo apt-get install curl
$ curl -sL https://deb.nodesource.com/setup_12.x | sudo -E bash -

Instalando o NodeJS

Agora que adicionamos a PPA, vamos executar o comando para instalar o NodeJS e também o seu gerenciador de dependências, Node Package Manager (NPM). Usaremos o comando apt-get update para atualizar as informações de nossos pacotes e apt-get install para iniciar o processo de instalação:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install nodejs

Verificando a versão do Node.js e NPM

A instalação pode demorar um pouco dependendo da sua conexão com internet, caso tudo ocorra conforme esperado, após a instalação concluída precisamos verificar se as versões instaladas do NodeJS e do NPM estão corretas. Para mais informações sobre as versões disponíveis verifique o site oficial.

$ node -v 

# Resultado esperado
v13.3.0

Verifique também a versão do NPM:

$ npm -v 

# Resultado esperado
6.13.1

Executando um javascript simples

Podemos testar se o nosso Node está funcionando corretamente rodando um script simples diretamente de nosso terminal:

$ node -e "for (let i = 0; i < 10; i++) { console.log(i) }"

# Resultado esperado
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of