Acredito que seja uma dúvida muito comum em bloggers iniciantes, como eu. Venho tentado descobrir a melhor maneira de divulgar meus artigos, de uma maneira saudável e orgânica. Como ainda não tenho um alcance grande nas redes sociais, dependo muito dos nossos queridos buscadores (Google basicamente), venho estudado algumas táticas de SEO e feito bastante pesquisa e testes dos lugares que geram mais retorno para o meu blog, tanto na questão de tráfego como em linking building.

Vou compartilhar com vocês um board de exemplo que eu uso no Trello para organizar e lembrar de tudo que preciso fazer ao escrever um novo artigo, esse board está em constante atualização, se você tiver algum comentário ou dica, por favor não hesite em comentar.

Blog - Planejamento - Trello
Blog – Planejamento

As redes listadas para divulgação estão focados para o nicho do meu blog, após alguns testes exclui algumas redes que não me traziam retorno.

Redes sociais

Linkedin

Linkedin é uma excelente ferramenta para amplica seu network profissional, e muito bom também para divulgar seus artigos com os seguidores. Lembre de usar #hashtags relacionadas ao seu conteúdo, isso ampliará o alcance da sua postagem.

https://www.linkedin.com/in/henriquemf28/

Facebook

Ter uma página profissional para o seu blog é uma ótima maneira de divulgar seus artigos, crie uma página e comece chamando todos seus amigos para curtir, aproveite também as promoções de publicações patrocinadas para expandir o seu público.

https://www.facebook.com/marquesfernandesblog

Twitter

Twitter ainda é uma das redes mais usadas para seguir e consumir notícias e artigos, uma imagem e texto chamativo são necessários para atrair atenção e aumentar seu alcance.

https://twitter.com/hmarques28

Redes de conteúdo

Medium

Medium permite que você republique seus artigos, recomendo utilizar a ferramenta de importação, nesse modo uma tag rel=canonical é adicionada automaticamente, prevenindo que o Google e outras ferramentas marquem seu conteúdo como duplicado.

https://medium.com/@shadowlik

Dev.to

Dev.to é uma rede de conteúdo focada para o mundo de tecnologia, você consegue escrever artigos usando o formato markdown, mas não se preocupe, você consegue facilmente configurar seu perfil para buscar automaticamente os seus artigos pelo seu feed rss.

https://dev.to/shadowlik

Tumblr

Tumblr é uma plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e “diálogos”. A maioria dos posts feitos no Tumblr são textos curtos, mas a plataforma não chega a ser um sistema de microblog, estando em uma categoria intermediária entre os blogs de formato convencional WordPress ou Blogger e o microblog Twitter.

https://www.tumblr.com/blog/shadowlik

Reddit

O Reddit pode ser uma plataforma que vale a pena considerar para compartilhar conteúdo, mas precisa ser feita da maneira certa. Os redditores estão muito conscientes de que as marcas tentam “enviar spam” aos subreddits com seu próprio conteúdo. Então seus artigos devem ser cuidadosamente escolhidos e fornecer valor real aos usuários.

https://www.reddit.com/user/shadowlik/

Conclusão

Existem diversas táticas, ferramentas e lugares para divulgar seus artigos e começar a gerar tráfico para seu blog. Algo que notei é que isso não é uma receita de bolo igual muitos sites e cursos de SEO vendem, diversas táticas taxadas de infalíveis não funcionaram comigo, mesmo depois de muito esforço e insistências, por isso recomendo que você promova os seus próprios testes e não gaste muito esforço em táticas que não trouxerem retornos para você, foque sempre a maior parte do seu esforço produzindo materiais de qualidade, essa sim é infalível. Estarei atualizando esse post conforme for adequando meus testes e táticas.

Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!