PHP (um acrônimo recursivo para “PHP: Hypertext Preprocessor”) é uma linguagem interpretada de código aberto, usada principalmente no desenvolvimento do lado do servidor (backend) de aplicações web.
Criado por Rasmus Lerdorf em 1995, o PHP tem o desenvolvimento e documentação mantida por The PHP Group. O PHP é distribuindo em código aberto e licenciado sob a PHP License.
Estimasse que entre 60% e 80% da internet é movida por aplicações desenvolvidas em PHP. Graças a popularidade de aplicações de código aberto como o WordPress e Magento, o PHP se mantém uma linguagem extremamente popular, e assim será por um bom tempo.
O que é uma linguagem de script?
Antes de entender o que é PHP, precisamos entender o que é uma linguagem de script.
Um script é um conjunto de instruções de programação que são interpretadas em tempo de execução. Os scripts do lado do servidor, como o PHP, são interpretados no servidor, enquanto os scripts do cliente são interpretados pelo aplicativo cliente, navegador, por exemplo, como é o caso do JavaScript. Essas linguagens normalmente dependem de outras aplicações para serem executadas, criando o ambiente de execução.
Entendendo melhor o PHP
O código PHP pode ser incorporado ao código HTML ou pode ser usado em combinação com vários sistemas de modelos da web, sistema de gerenciamento de conteúdo da web e estruturas da web. Um arquivo PHP contém tags PHP e termina com a extensão “.php”.
<?php
echo "Hello Wolrd";
?>
Um arquivo PHP também pode conter tags como HTML e JavaScript.
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Exemplo de Página</title>
</head>
<body>
<h1>
<?php echo "Olá, eu sou um título!"; ?>
</h1>
<script>
alert("Olá, eu sou um alerta!");
</script>
</body>
</html>
Fluxo de uma aplicação PHP
O PHP é responsável por fazer toda a lógica para, por exemplo, renderizar uma página web. Ele cuida de consultar os bancos de dados, fazer qualquer cálculo e retornar o HTML pronto para que o navegador possa exibir para o usuário.
Sem entrar em questões muito técnicas, mas para uma aplicação web funcionar você precisa de um servidor web configurado para executar os arquivos PHP. Ele é o responsável por encontrar qual script correto a ser executado quando você acessa uma página como, por exemplo, https://marquesfernandes.com. Os servidores web mais populares e utilizados são o Apache e Nginx.
PHP na prática
Veja abaixo o exemplo de um código PHP simples que executa um laço de repetição exibindo tags em HTML:
Características do PHP
O PHP é uma excelente linguagem para desenvolver aplicações web, podemos citar algumas características importantes:
- Velocidade e robustez: Com mais de 25 anos no mercado, o PHP foi e é amplamente testado e melhorado diariamente. Conta com muitos tutoriais e cursos além de uma comunidade muito ativa.
- Orientação a objetos: O PHP é uma linguagem altamente otimizada para desenvolvimento orientado a objetos.
- Portabilidade: independência de plataforma – escreva uma vez, rode em qualquer lugar (ou em qualquer servidor web que de suporte).
- Tipagem dinâmica: O PHP é uma linguagem fracamente tipada, permitindo um desenvolvimento veloz e prático.
- Código Aberto: Você não precisa pagar nada para desenvolver ou usar o PHP.
Extensões de um arquivo PHP
Um arquivo PHP é salvo com a extensão “.php“, existem algumas variações antigas que talvez você talvez possa encontrar em aplicações legadas:
- .phtml
- .php3
- .php4
- .php5
- .phps