Quando trabalhos ou importamos dados para planilhas do Excel de páginas da internet, sistemas ou arquivos CSV, o Excel pode reconhecer alguns números e os converte para o tipo de texto padrão. Alterar mesmo que temporariamente as configurações do Excel ajuda a reduzir a quantidade de trabalho manual e o número de erros na substituição de vírgula por ponto, ponto por vírgula, ponto e vírgula por vírgula, etc. Trabalhar com dados internacionais no Excel configurado em português pode ser um verdadeiro pesadelo.

Os separadores decimais dos países de língua inglesa, como EUA, Reino Unido e Austrália, são diferentes dos delimitadores decimais dos países europeus e de alguns da América Latina, por exemplo, o Brasil. Os primeiros usam ponto como separador decimal (19.99) e vírgula como delimitador de milhar (2,999.50). Outros usam a vírgula como separador decimal (19,99) e o ponto como delimitador de milhar (2.999,50). Por padrão, o Excel obtém as configurações de separador do idioma do Windows e alterar essas configurações podem causar erros inesperados em outras aplicações, mas não se preocupe, o Excel permite que você faça essa alteração diretamente em suas configurações. Siga o tutorial abaixo para alterar as opções de separadores decimais do Excel:

1.   Entre em Opções

Entre em Opções - Excel

Na aba “Arquivo”, clique no botão “Opções, uma nova janela irá aparecer.

2. Selecione Opções Avançadas

Selecione Opções Avançadas - Excel

Na nova janela, procure no menu lateral esquerdo por “Avançado”. Na janela da direita, procure por “Usar separadores do sistema” e desmarque a seleção. Nos campos apropriados, insira os símbolos desejados para o separador decimal e para o separador de milhares. Em nosso exemplo, estamos configurando nosso Excel para trabalhar com planilhas que possuem o separador decimal como ponto e o de milhar como vírgula, você pode alterar conforme a sua necessidade. Lembre-se que ao alterar de ponto para vírgula no campo separador decimal, você precisa também alterar no campo separador de milhares, não é permitido usar uma vírgula ou ponto para os dois campos em simultâneo. Essas configurações de separador decimal não são específicas para a planilha em questão, e sim para toda a configuração do Excel, qualquer outra planilha que você abrir, os formatos de número serão alterados.

5 8 votos
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
newest
oldest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Santos Raul
Santos Raul
2 meses atrás

Fantástico. Foi muito útil

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x