Uma página de erro 404 divertida e bonita mostra que você se preocupa com seus usuários e pode ser uma maneira inteligente de mostrar a personalidade da sua marca.

Poucas empresas dão a devida atenção para a página de não encontrado, porém é importante pensar no seu usuário em todos os fluxos possíveis, até os inesperados.

Uma página de não encontrado pode trazer informações úteis para o seu cliente, direcionando e fazendo com que ele não saia do seu site.

Abaixo você irá encontrar algumas empresas que desenvolveram páginas criativas para o erro 404 e lidaram com excelência esse erro inesperado em seus sites.

1. Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores 404

Independente da sua posição política, não podemos deixar de reconhecer o excelente trabalho dos designers do site do Partido dos Trabalhadores. Usando um dos traços mais conhecidos do político mais famoso do PT, os designers encontraram uma maneira criativa e bem humorada de apresentar esse erro para seus usuários.

2. Nubank

O Nubank desenvolveu uma página extremamente simples, porém eficiente. Eles aproveitaram o possível erro do usuário para vincular com outras coisas negativas que os concorrentes têm e eles não.

3. Amazon

A página da Amazon é simples, porém agradável. Exibindo de uma maneira legível o erro e convidando o usuário para retornar a sua página inicial. Cada vez que você acessa uma página de erro 404 um cachorro que trabalha na Amazon diferente é exibido.

4. awwwards

awwwards 404

A awwwards criou uma página também simples, exibindo algumas informações possivelmente úteis para o seu usuário no rodapé.

5. Canva

Canva 404

A ferramenta Canva pensou em uma maneira diferente para sua página de não encontrado. Ao entrar em alguma URL inexistente um jogo de quebra cabeça é exibido, junto com um link para retornar a página inicial.

6. Ebay

Ebay 404

A página do Ebay exibe uma imagem e mensagem descontraída com um link para a área de suporte. Eles utilizam o rodapé também para exibir algumas ofertas de seu site.

7. Mailchimp

Mailchimp 404

A página de erro do Mailchimp, embora sem tradução para o português ainda, traz um desenho animado do que parece ser um cavalo procurando algo em um buraco e um botão redirecionando para a página inicial do site.

8. Medium

Medium 404

A mensagem de erro 404 é alta e clara, mas também não conta com tradução para o português. E de maneira engraçada a página recomenda artigos de sua plataforma sobre “estar se sentindo perdido”.

9. Lego

Lego 404

Um pouco de emoção pode resgatar uma situação ruim, mesmo que seja apenas a expressão de um brinquedo de plástico virtual.

10. Disney

Disney 404

A página da Disney exibe uma mensagem simples com um botão para a página inicial com uma expressão divertida de um de seus personagens.

5 1 voto
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x