Essa é uma pergunta que recebo frequentemente por pessoas que estão começando ou pensando em migrar para o mundo do desenvolvimento. Essa pergunta não é fácil de responder, existem diversas variáveis que podem mudar a resposta, sei que não era isso que você gostaria de estar lendo. Questões pessoais, tanto de quem pergunta como de quem responde, podem mudar a resposta. Vou supor que a maioria dos leitores são pessoas que estão entrando ou mudando para o mercado de tecnologia, mais especificamente desenvolvimento. Tendo isso em mente, sabemos que a curva de aprendizado é provavelmente um dos fatores mais importantes, seguido por remuneração e quantidade de vagas disponíveis. Na listagem abaixo explicarei o porque escolhi as linguagens e o que, pessoalmente, me fazem acreditar que elas são as ideias para você começar a aprender.

Fluxograma: Qual linguagem aprender primeiro

Durante a minha pesquisa por outras fontes e opiniões, me deparei com um fluxograma muito interessante que ajuda a decidir qual linguagem escolher. Ele possuí pontos de partida e perguntas baseadas exatamente em questões pessoais, que podem interferir na sua decisão. Infelizmente ele está em inglês, tentarei traduzir para o português em breve.

Créditos: carlcheo

Quais Linguagens de Programação para Aprender Primeiro

Bom, chega de enrolação, vamos para a listagem das linguagens de programação que penso que você deve escolher como a sua primeira linguagem. Como referência usarei duas pesquisas de popularidade das linguagens, a PYPL e Stack Overflow Insights (SO).

1. Javascript, HTML e CSS

Javascript

Eu particularmente gosto de aprender coisas novas que possuem um retorno visual prático, então minha recomendação seria sempre iniciar pelo Frontend, aprendendo HTML, CSS e JavaScript. Por se tratar de uma linguagem que desenvolve aspectos visuais mais comuns a um iniciante (páginas na internet), acredito que esse feedback visual incentive e motive mais quem está começando nesse mundo. JavaScript, ou JS para os íntimos, é uma linguagem que começou inicialmente a ser utilizada nos navegadores, para dar dinamismo para as páginas da internet, e hoje em dia, é usada para criar aplicações web, aplicativos mobile e muito mais.

O mercado de trabalho também é bem aquecido para essa linguagem, por se tratar de uma linguagem com aplicações diversificadas, seja no frontend, backend, desenvolvimento mobile e até IoT, seu campo de atuação se torna bem abrangente e com mais oportunidades.

2. Python

Python

Python é uma linguagem que voltou a ser popular nos últimos anos graças a evolução e disseminação do campo de ciência de dados e inteligência artificial.

Python é uma linguagem versátil, poderosa e de uso geral. Você pode usá-lo para praticamente qualquer coisa, desde desenvolvimento da Web até jogos, e é por isso que muitas pessoas o escolhem como primeira língua.
Se você está apenas curioso sobre desenvolvimento, pode começar com o Python. É muito fácil de aprender. Seus pacotes e bibliotecas facilitam o trabalho com grandes quantidades de dados. Você pode criar visualizações com o Matplotlib, analisar dados tabulares com Numpy e Pandas … e assim por diante.
Python possui documentação robusta. Se houver algo que você precise procurar, poderá encontrar a resposta rapidamente. Essa é uma consideração importante para quem está aprendendo de forma independente.

Possui muito mercado de trabalho, e com a crescente demanda por cientistas de dados a tendência é de crescimento para essa linguagem.

3. Java

Java

Se você deseja criar aplicativos Android, Java é a sua linguagem. Você também pode usá-lo para aplicações web, desktop e até jogos. O Java costumava ser uma das linguagens mais ensinadas nas faculdades de ciência da computação, mas o Python vem superando nos últimos anos. Java ainda é bastante popular, mas Python e Javascript são sem dúvida mais fáceis de aprender.

No Brasil existe uma demanda insana por desenvolvedores Java, empresas mais consolidadas e antigas tem normalmente aplicações legadas e que precisam de manutenção.

4. PHP

PHP

O PHP é uma linguagem de script e é um pouco subestimada (por bons motivos), mas considerando o fato de que 80% da web é alimentada por PHP, incluindo esse blog.

Você pode fazer muito com o PHP. Parece uma linguagem estranha recomendar como a primeira, porque provavelmente não será suficiente para atender a todas as suas necessidades de programação. O PHP tem suas limitações, mas é realmente muito fácil para um iniciante aprender e provavelmente em algum momento vai cruzar o seu caminho com o Javascript, HTML e CSS.

5. Swift

Swift

Se você deseja ser um desenvolvedor de iOS, terá que aprender a linguagem Swift. O Swift é uma linguagem relativamente nova, mas é extremamente fácil de aprender, ensina inclusive para crianças, foi literalmente criada para o desenvolvimento de aplicativos para iOS. E como já era de se esperar, como tudo da Apple é caro, é uma das linguagens com a média salarial mais alta do mercado.


Referências:
https://medium.com/coding-in-simple-english/which-programming-language-should-i-learn-dddee919edb6
https://www.freecodecamp.org/news/what-programming-language-should-i-learn-first-19a33b0a467d/
https://towardsdatascience.com/top-10-in-demand-programming-languages-to-learn-in-2020-4462eb7d8d3e
https://www.fullstackacademy.com/blog/nine-best-programming-languages-to-learn
https://insights.stackoverflow.com/survey/2019#most-popular-technologies
http://pypl.github.io/PYPL.html

0 0 voto
Nota do Artigo
Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
newest
oldest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
josemarianosn
josemarianosn
22 dias atrás

Valeu, essa matéria me deu um norte e me fez optar logo pela web, que querendo ou não, é a demanda do momento, irei começar por Java Script. Abraço!!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x