Windows não é conhecido por ter a melhor interface para linha de comando, trazendo em todas as suas versões o Prompt de Comando (CMD), uma ferramenta limitada, principalmente se comparada com terminais baseados em UNIX. Desenvolvedores incomodados criaram soluções que otimizam e inclusive emulam comandos UNIX no SO da Microsoft. Separei uma lista com alguns terminais que já usei e recomendo.

ConEmu

ConEmu

ConEmu é um emulador de terminal bem completo com suporte para múltiplas abas, janelas e uma variedade de customizações. Conta com uma ampla variedade de ajustes e atalhos. Compatível com quase todas as shells populares de windows como: cmd.exe, PuTTY, PowerShell, Git Bash e outros

Uma das muitas funcionalidades que me atrai bastante é o “Always on Top” que permite que a janela fique sempre em primeiro plano.

cmder

cmder

Cmder é um software criado a partir de pura frustração sobre a falta de emuladores de console no Windows. Baseado em um software incrível (ConEmu), e apimentado com o esquema de cores Monokai e um layout customizado, visivelmente sexy desde o começo.

cmder

Cmder é basicamente uma extensão do ConEmu, com algumas melhorias de configurações e customizações.

MobaXterm

MobaXterm

MobaXterm é um programa extremamente completo que permite facilmente gerenciar ferramentas de acesso remoto como SSH, VNC, FTP, … Conta também com comandos unix como bash, ls, cat, sed, grep, …

Chamado de “All-In-One network application“, é um programa excelente para organizar e executar tarefas diarias como acesso a servidores remotos com SSH e inclusive permite a integração do shell com uma interface gráfica de FTP.

(Novo) Windows Terminal

Windows Terminal (Preview)

Sabendo desse problema a Microsoft anunciou que está trabalhando em um novo terminal com mais funcionalidades:

  • Múltiplas abas
  • Suporte para comando linux através do Subsistema do Windows para Linux
  • Temas e Personalização
  • Renderização de texto completa baseada em GPU e até mesmo emoji

Uma versão beta já está disponível na Microsoft Store.

Procurado terminais para Windows? Confira a matéria:

5 2 votos
Nota do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
newest
oldest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
\r\n <\/div>\r\n<\/div>\r\n","isUserRated":"0","version":"7.6.28","wc_post_id":"6000","isCookiesEnabled":"1","loadLastCommentId":"0","dataFilterCallbacks":[],"phraseFilters":[],"scrollSize":"32","is_email_field_required":"1","url":"https:\/\/marquesfernandes.com\/wp-admin\/admin-ajax.php","customAjaxUrl":"https:\/\/marquesfernandes.com\/wp-content\/plugins\/wpdiscuz\/utils\/ajax\/wpdiscuz-ajax.php","bubbleUpdateUrl":"https:\/\/marquesfernandes.com\/wp-json\/wpdiscuz\/v1\/update","restNonce":"50cd5dd038","is_rate_editable":"0","menu_icon":"https:\/\/marquesfernandes.com\/wp-content\/plugins\/wpdiscuz\/assets\/img\/plugin-icon\/wpdiscuz-svg.svg","menu_icon_hover":"https:\/\/marquesfernandes.com\/wp-content\/plugins\/wpdiscuz\/assets\/img\/plugin-icon\/wpdiscuz-svg_hover.svg"}; var wpdiscuzUCObj = {"msgConfirmDeleteComment":"Are you sure you want to delete this comment?","msgConfirmCancelSubscription":"Are you sure you want to cancel this subscription?","msgConfirmCancelFollow":"Are you sure you want to cancel this follow?","additionalTab":"0"}; /* ]]> */ -->