Acho que esse texto define bem muitas conversas que tenho tido com profissionais de TI e donos de agências, além dos motivos listados abaixo acrescentaria a falta de bons profissionais no mercado, a qualidade de serviço é preocupante.Cada vez mais escuto histórias e chamados de socorro para apagar “incêndios” em sites e sistemas, essa história se repete e já está virando um clichê, a agência contrata um freelancer baratinho que na hora da venda promete até um unicórnio cor de rosa, mas some na hora de cumprir o deadline. O barato sai caro, quanto custa a sua imagem e credibilidade?


Por: James Vasques

No último ano conversei com dezenas de profissionais e proprietários de agências de publicidade de diferentes portes e especializações, nestas conversas apresentei as vantagens sobre o outsourcing dos serviços de desenvolvimento web e também ouvi diversas dúvidas e insatisfações a respeito.

O outsourcing de TI é um tema discutido a muito tempo em diversos segmentos, abaixo busquei resumir o que já falei e ouvi sobre o tema no contexto das agências de comunicação para você poder analisar como cada perspectiva se enquadra dentro do ambiente da sua própria agência.

1. MAIOR ORGANIZAÇÃO E CONFIABILIDADE EM PRAZOS E ENTREGAS

A principal expertise de uma produtora web está na experiência em dimensionar esforço para entregar os projetos, antecipar riscos, zelar pela qualidade e capacitar os desenvolvedores em novas tecnologias. A produtora renova sua experiência em tecnologia, gestão de projetos e consultoria a cada job entregue, com a especialização na atividade fim, os prazos, as entregas e as expectativas são melhores desenhadas e negociadas entre as partes.

2. REDUÇÃO DE DESPESA E DESPERDÍCIO COM SETOR ESPECIALIZADO

A partir do momento em que há a contratação de desenvolvedores, a empresa precisa ter um modelo de negócio e atendimento que contribuam para a venda de serviços digitais para não deixar desenvolvedores ociosos ou mal aproveitados.

ENTÃO É MELHOR NÃO TER DESENVOLVEDORES NA EQUIPE?

Ter o desenvolvedor na equipe se faz necessário quando sua empresa tem uma grande demanda, projetos com funcionalidades e recursos específicos e que demande conhecimento avançado de tecnologia para saber elaborar cotações ou mesmo se a resposta rápida ao cliente seja determinante e inegociável, mas mesmo neste caso é bom se contar com uma produtora, pois alocar muito trabalho para uma equipe enxuta pode criar problemas de relacionamento com o cliente, não sendo este o caso, é melhor contar com um gerente de projetos especializado em projetos digitais e que saiba montar um escopo de requisitos funcionais e cobrar as entregas no prazo.

3. CUSTOS PREVISÍVEIS E PLANEJÁVEIS

A maior vantagem na terceirização do desenvolvimento é apresentado neste momento, pois o escopo é bem delimitado e as entregáveis são claros para ambas as partes, assim os custos do projeto estão são bem divididos permitindo a melhor distribuição dos investimentos realizados. Além do que, o custo fixo tornasse variável e o fluxo financeiro pode ser otimizado viabilizando a entrada de novos projetos.

4. FIQUE LIVRE DA COMPLEXIDADE OPERACIONAL E FOQUE NO SEU NEGÓCIO

Diariamente aparecem novos clientes e mesmo oportunidades para a agência que não necessitam do digital e por isso foco comercial e estratégico se faz necessário. Os projetos digitais tem características que podem fugir muito da especialidade da empresa e a curva de aprendizado torna inviável alocar uma equipe de desenvolvimento interna para entregar os jobs. Consumindo também tempo para recrutar e capacitar a equipe.

5. COMO ESCOLHER E CONSTRUIR UMA BOA PARCERIA?

Em um primeiro momento, analisar o tipo e o porte dos projetos que já foram entregues, tamanho e experiência da equipe, conhecer clientes, buscar referências com os clientes para saber como funciona o relacionamento “durante” a entrega, entender como funciona a precificação dos projetos são aspectos importantes.

No segundo momento, solicite orçamentos, analise como o atendimento se envolve no projeto e a velocidade na resposta, se estiver de acordo com o que você espera, faça um pequeno job para sentir a fluidez da entrega, se a qualidade e os prazos são entregues como prometido e se o atendimento como um todo satisfaz.

O terceiro momento é aquele que você irá você está se relacionando com um parceiro ou com um fornecedor, convide para participar de uma concorrência, apresente uma oportunidade e veja se constroem juntos um planejamento, apresente suas dificuldades com prazo e orçamentos e dentro disso veja se a um “programa de fidelidade” está sendo considerado, pois caso a demanda seja sempre presente, é possível ser flexível em diversos aspectos.

Embora o fator preço seja importante para fechar propostas ele não é determinante, considere pagar um pouco mais pela segurança e parceria.

QUAL É A DESVANTAGEM?

A senioridade da equipe e principalmente do atendimento é um fator importante, pois tão relevante como “do it” é o “don’t do it”, as propostas bem desenhadas minimizam alterações, prorrogações no prazo de entrega e mesmo orçamentos extras. A falta de qualidade do material entregue e a falta de compromisso com os prazos pode queimar o relacionamento da sua agência com o cliente, por isso é necessário pautar com rigorosidade o parceiro e fazer acompanhamento gerencial e dos prazos com proximidade.

Vale considerar e guiar-se pelos aspectos anteriores para melhor estruturar sua equipe e suas entregas, o dia-a-dia será encarregado de mostrar qual o melhor jeito de trabalhar.

0 0 votos
Nota do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x