Você tem um site mas sente que ele não oferece benefícios na condução de seus negócios?

Selecionamos 4 fatores que podem estar afetando o desempenho das suas páginas. Identificá-los e corrigi-los podem trazer resultados a curto prazo.

1. Não há uso consistente de palavras-chave

pesquisa de palavras chaves

Atualmente, utilizamos o Google para pesquisar qualquer tipo de informação.

Quando realizamos uma busca, a ferramenta correlaciona as palavras buscadas com partes importantes da estrutura de um site e exibe um ranking por ordem de relevância com o objetivo de apresentar resultados satisfatórios para o usuário.

Para as empresas, assumir as primeiras posições de pesquisas significa obter maior audiência e vantagem competitiva.

Existem muitos aspectos do site que dão dicas para o Google sobre o conteúdo de uma página como palavras-chaves, títulos e endereços.

Para aumentar a possibilidade de obter uma boa posição no ranking para palavras relacionadas ao seu negócio, realizar uma pesquisa para identificar o que e como as pessoas procuram sobre determinado tema é fundamental para colher bons resultados.

Para isso, é preciso analisar a quantidade de buscas e a concorrência por cada palavras-chave. Vale ressaltar que palavras com grande volume de buscas tendem a ter maior disputa pelas primeiras posições e dificilmente será possível competir com sites que já estão sendo bem avaliados pelo Google.

2. Seu site não é adaptado para dispositivos móveis

design responsivo

Toda companhia precisa conduzir seus negócios com base nas tendências e na constante evolução da internet em vez de continuar apostando em antigos formatos.

Com o crescimento agressivo do uso de smartphones, hoje, ter um site adaptado para dispositivos móveis já não é mais opção, mas sim, uma obrigação para quem não quer ficar para trás.

Segundo estudo, 48% dos usuários dizem que se um site de negócios não está funcionando bem no celular, eles tomam isso com uma indicação de que a companhia simplesmente não está se importando com o consumidor.

Além de oferecer melhor experiência para o usuário, ter um site adaptado para qualquer tipo de tela se tornou critério de grande peso para a colocação nos buscadores como determinado pelo Google no dia 21 de abril de 2015.

3. Seu site é lento em todos os dispositivos

site lento

O tempo de carregamento é outro ponto importante que torna um site mais acessível e útil para os usuários.

Segundo estatística, 40% das pessoas abandonarão uma página da web se ela demorar mais que três segundos para carregar.

A configuração do servidor, estrutura HTML de uma página e seu uso de recursos externos, tais como imagens, JavaScript e CSS são alguns aspectos que afetam a velocidade das páginas.

Formate corretamente imagens para economizar bytes de dados, reduza o tempo de resposta do servidor, defina uma data de validade ou de uma idade máxima nos cabeçalhos de HTTP para aproveitar o cache do navegador são algumas recomendações do Google para melhorar a velocidade.

4. O Layout é obsoleto e poluído

layout obsoleto

Além de afetar o tempo de carregamento, layouts antigos tendem a expressar falta de credibilidade e podem fazer com que os usuários simplesmente abandonem seu site sem interagir com nenhuma informação.

Em um estudo sobre os fatores que faziam usuários confiar ou desconfiar de um site, 94 de cada 100 respostas diziam que era devido ao design.

Interfaces visualmente bonitas, intuitivas, mais limpas e leves podem contribuir para:

– Aumentar o tempo de permanência no site;

– Diminuir a taxa de rejeição;

– Elevar o tráfego no site;

– Aumentar as conversões e vendas, no caso de e-commerce.

É importante contratar uma empresa especializada para corrigir esses elementos. A internet está em constante melhoria. Fique atento as tendências de tecnologia e design e mantenha o seu site atualizado.

Se esse artigo ajudou você, por favor, compartilhe-o com seus amigos.

Aproveite também para se inscrever em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos como esse.

Author

Um nerd nada tradicional… Desenvolvedor web full-stack, escritor amador e inventor nas horas vagas. Apaixonado por tecnologia e entusiasmado por projetos de código aberto!

Deixe seu comentário!